OS APPLET DE SIMULAÇÃO NA PRÁTICA DIDÁTICO-METODOLÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Eduardo Henrique Oliveira da Silva

Resumo


Este texto constitui em relato de experiência de um curso realizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional durante o primeiro semestre do ano de 2016 com a finalidade de proporcionar a formação continuada de professores das escolas públicas estaduais dos municípios de Corumbá e de Ladário, do Estado de Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo geral: analisar as potencialidades da utilização dos applet de simulação como estratégia de ensino e de aprendizagem de conteúdos de Matemática ministrados na Educação Básica. Este relato insere na abordagem qualitativa e quantitativa, na perspectiva descritiva e explicativa. Os procedimentos metodológicos tiveram como base empírica: a) o acesso e o manejo das interfaces disponibilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem intitulado de e-Proinfo; b) pesquisa, manejo, análise e seleção de applet de simulação, disponíveis no ciberespaço para composição de um repositório digital a ser utilizado nas atividades de ensino de Matemática. Conclui-se que os applet de simulação são mídias digitais que proporcionam a ação do aluno sobre o objeto estudado, e desse modo, constitui em um recurso mediador do processo de [re] elaboração do conhecimento matemático em estudo.

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DOI: https://doi.org/10.12345/htxt.v17i1.247955

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