HIPERTEXTO COMO SUBSÍDIO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Danilly de Sousa Bezerra, Fátima Maria Elias Ramos

Resumo


O presente trabalho busca evidenciar a importância do hipertexto nas aulas de língua materna. Para atingir o nosso objetivo, elaboramos uma sequência didática, com o intuito de fornecer aos professores uma proposta, na qual poderão basear-se para trabalhar os processos de coesão, de coerência e os sinais de pontuação por meio
dessa ferramenta digital.


Palavras-chave


Ensino; Gêneros digitais; Hipertexto.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO BITTENCOURT, Maria Clara. Um Resgate Histórico do Hipertexto: O

desvio da escrita hipertextual provocado pelo advento da Web e o retorno aos

preceitos iniciais através de novos suportes. 404nOtFound (UFBA), v. 1, p. 1-10,

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências

didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ,

Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na

escola. Trad. E Org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP:

Mercado das Letras, 2004.

GOMES, Luiz Fernando. Tipos de links. In:_____. Hipertexto no cotidiano escolar.

São Paulo: Cortez, 2011, p. 31- 42.

GUALBERTO, Ilza Maria Tavares. A influência dos hiperlinks na leitura de

hipertexto enciclopédico digital. 2008. 202 f. Tese (Doutorado em Estudos

Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, 2008.

Disponível em:

LXPBA/321d.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 07 jul. 2019.

_____.Os hiperlinks e o desafio das conexões em hipertexto enciclopédico digital.

In:_____. COSCARELLI, Carla Viana. Hipertextos na teoria e na prática. Belo

Horizonte: Autêntica, 2012. p. 37- 66.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o Futuro do Pensamento na era da

informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 13. ed. São Paulo: Editora 34,

Disponível em:

< https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2015/03/LEVY-Pierre-1998-

Tecnologias-da-Intelig%C3%AAncia.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2019.

TIMM, Maria Isabel; SCHNAID, Fernando; ZARO, Milton Antônio. Contexto histórico

e reflexões sobre hipertextos, hipermídia e sua influência na cultura e no ensino do

século XXI. Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v.2, n.1,

p.1-16, mar. 2004. Disponível em:

.

Acesso em: 28 maio 2019.

XAVIER, Antonio Carlos. Leitura, texto e hipertexto. In: _____. MARCUSHI, Luiz

Antônio. XAVIER, Antonio Carlos (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas

formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 207-220.




DOI: https://doi.org/10.12345/htxt.v21i1.248010

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


2007 - 2020 © Hipertextus Revista Digital - ISSN: 1981-6081 - E-mail: hipertextusrevistadigital@gmail.com
Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Letras - Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional