HIPERTEXTO COMO SUBSÍDIO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Mots-clés :
Ensino, Gêneros digitais, Hipertexto.Résumé
O presente trabalho busca evidenciar a importância do hipertexto nas aulas de língua materna. Para atingir o nosso objetivo, elaboramos uma sequência didática, com o intuito de fornecer aos professores uma proposta, na qual poderão basear-se para trabalhar os processos de coesão, de coerência e os sinais de pontuação por meio
dessa ferramenta digital.
Références
AQUINO BITTENCOURT, Maria Clara. Um Resgate Histórico do Hipertexto: O
desvio da escrita hipertextual provocado pelo advento da Web e o retorno aos
preceitos iniciais através de novos suportes. 404nOtFound (UFBA), v. 1, p. 1-10,
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências
didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ,
Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na
escola. Trad. E Org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP:
Mercado das Letras, 2004.
GOMES, Luiz Fernando. Tipos de links. In:_____. Hipertexto no cotidiano escolar.
São Paulo: Cortez, 2011, p. 31- 42.
GUALBERTO, Ilza Maria Tavares. A influência dos hiperlinks na leitura de
hipertexto enciclopédico digital. 2008. 202 f. Tese (Doutorado em Estudos
Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, 2008.
Disponível em:
<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ALDR-
LXPBA/321d.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 07 jul. 2019.
_____.Os hiperlinks e o desafio das conexões em hipertexto enciclopédico digital.
In:_____. COSCARELLI, Carla Viana. Hipertextos na teoria e na prática. Belo
Horizonte: Autêntica, 2012. p. 37- 66.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o Futuro do Pensamento na era da
informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 13. ed. São Paulo: Editora 34,
Disponível em:
< https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2015/03/LEVY-Pierre-1998-
Tecnologias-da-Intelig%C3%AAncia.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2019.
TIMM, Maria Isabel; SCHNAID, Fernando; ZARO, Milton Antônio. Contexto histórico
e reflexões sobre hipertextos, hipermídia e sua influência na cultura e no ensino do
século XXI. Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v.2, n.1,
p.1-16, mar. 2004. Disponível em:
.
Acesso em: 28 maio 2019.
XAVIER, Antonio Carlos. Leitura, texto e hipertexto. In: _____. MARCUSHI, Luiz
Antônio. XAVIER, Antonio Carlos (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas
formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 207-220.