UMA ABORDAGEM DE METODOLOGIA STEM EM CÓDIGOS CORRETORES DE ERROS

Maria Alice Andrade Calazans, Francisco Caio Parente de Barros, Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado

Resumo


Este artigo visa utilizar ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para introduzir uma ferramenta de ensino pautada no tema de códigos corretores de erros, a fim de ser utilizada tanto em turmas das disciplinas que tenham como enfoque esta temática, como nos primeiros períodos dos cursos de graduação, 2º e 3º anos do Ensino Médio da educação básica.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Eustáquio; GODOY, Elenilton V. A evasão nos cursos de engenharia: uma análise a partir do COBENGE. In: XLIV Congresso Brasileiro De Educação Em Engenharia. Anais. Natal, RN. 2016.

COVER, Thomas M.; THOMAS, Joy A. Elements of information theory. John Wiley& Sons, 2012.

ELIAS, Peter. Error-free coding. Research Laboratory of Eletronics, 1954.

FORNEY, G. David. The Viterbi algorithm. Proceedings of the IEEE, v. 61, n. 3, p. 268-278, 1973.

GOMEZ, F. Magela. Acesso e Permanência de alunos de Engenharia da UTFPR–Câmpus Medianeira. Tese de Doutorado. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências) - Universidade Estadual Paulista. Marilia, 2015.

HAMMING, Richard W. Error detecting and error correcting codes. The Bell system technical journal, v. 29, n. 2, p. 147-160, 1950.

IEEE 802.16 WORKING GROUP et al. IEEE Standard for local and Metropolitan Area Networks–Part 16: Air Interface for Fixed and Mobile Broadband Wireless Access Systems. IEEE Std, v. 802, 2006.

LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 421-434, 2016.

LIN, Shu; COSTELLO, Daniel J. Error control coding. Prentice hall, 2001.

MENEGHESSO, Carla. Códigos Corretores de Erros. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, 2012.

MONTANDON, Lydia et al. Multi-dimensional approach for the pedagogical assessment in stem technology enhanced learning. In: EdMedia+ Innovate Learning. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2018. p. 378-383.

MOREIRA, Jorge Castiñeira; FARRELL, Patrick Guy. Essentials oferror-controlcoding. John Wiley& Sons, 2006.

PRASATH, VB Surya; SINGH, Arindama. An adaptive diffusion scheme for image restoration and selective smoothing. International Journal of Image and Graphics, 2012, 12.01: 1250003.

PUGLIESE, Gustavo Oliveira et al. Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Universidade Estadual de Campinas, 2017.

ROSS, Robert; WHITTINGTON, James; HUYNH, Phat. Laser Tag for STEM Engagement and Education. IEEE Access, v. 5, p. 19305-19310, 2017.

SILVA, Rosenir Rita de Cássia Moreira, et al. A contribuição da disciplina de introdução à engenharia química no diagnóstico da evasão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2006, 14.51: 261-277.

SHANNON, Claude Elwood. A mathematical theory of communication. Bell system technical journal, v. 27, n. 3, p. 379-423, 1948.

VITERBI, Andrew. Convolutionalcodesandtheir performance in communication systems. IEEE Transactionson Communication Technology, v. 19, n. 5, p. 751-772,1971.

VUCETIC, Branka; YUAN, Jinhong. Turbo codes: principles and applications. Springer Science & Business Media, 2012.

WANG, Zhou et al. Image quality assessment: from errorv isibility to structural similarity. IEEE transactions on imageprocessing, v. 13, n. 4, p. 600-612, 2004.

WINKLER, Stefan; MOHANDAS, Praveen. The evolutionof vídeo quality measurement: From PSNR to hybrid metrics. IEEE Transactions on Broadcasting, v. 54, n. 3, p. 660-668, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


2007 - 2020 © Hipertextus Revista Digital - ISSN: 1981-6081 - E-mail: hipertextusrevistadigital@gmail.com
Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Letras - Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional