UMA WEBQUEST PARA AUXILIAR O ENSINO DE QUÍMICA INORGÂNICA
Schlagworte:
WebQuest, Ensino Médio, Química.Abstract
Neste artigo é apresentada uma WebQuest, desenvolvida por meio de
uma ferramenta de criação de sites, com o objetivo estimular o ensino e a
aprendizagem de Química Inorgânica. No desenvolvimento da aplicação foram utilizados jogos, que incluem: caça palavras, jogo da memória e palavras cruzadas. A WebQuest ora proposta, foi aplicada com alunos de uma escola pública de ensino médio, que consequentemente responderam um questionário de avaliação. As informações obtidas por meio do questionário apontam para a adequação da WebQuest no que se refere ao potencial de engajamento e interesse pelo assunto abordado.
Literaturhinweise
AMARAL-ROSA, M. P.; EICHLER, M L. Tecnologias e professores de química:
um programa brasileiro de desenvolvimento profissional. Revista Internacional
de Formação de Professores, Vol. 2, n. 4, 2017.
DODGE, B. WebQuests: A technique for Internet – based learning. The Distance
Educator, Vol.1, n. 2, 1995.
EXPERIMENTANDO QUIMICA - QUIMICA INORGANICA. Disponível em:
https://xperimentandoquimica.wixsite.com/quimicainorganica. Acesso em: 25 de
novembro de 2018.
GALVÃO, C.; REIS, P.; FREIRE, S.; FARIA, C. Ensinar ciências, aprender
ciências. O contributo do projeto internacional PARSEL para tornar a Ciência
mais relevante para os alunos. Porto: Porto Editora, 2011.
GITHUB. Disponível em: https://github.com/explore. Acesso em: 20 de janeiro de
JACINTO, S. ROCHA, Z. F. D. C.; FIGUEIREDO, M. C. Usabilidade de uma
WebQuest para o ensino de propriedades coligativas. Revista de Educação,
Ciências e Matemática, Vol. 8, n.1, 2018.
LEITE, B. S.; LEÃO, M. C. Considerações sobre WebQuests e FlexQuests no
ensino de Química. X Congresso Internacional Sobre Investigación en
Didáctica de Las Ciencias, Sevilla, 5-8 de septiembre de 2017.
MORAN, J. M. Novos desafios na educação: a internet na educação presencial e
virtual. In: PORTO, T. M. E. (Org.). Saberes e linguagens de educação e
comunicação. Pelotas: UFPel, p. 19-44, 2001.
MORAIS, C.; PAIVA, J. WebQuests: Incremento pedagógico da Internet no ensino
da Química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, n. 119, p. 55–58,
REIS, R. S.; SILVA, I. M.; LEÃO, M. C. Divulgação de materiais educacionais
suportados pelas TIC para o ensino de Química. Revista Tecnologias na
Educação, Vol. 23, n. 9, 2017.
SANTOS, T. R. A metodologia WebQuest na problematização dos conceitos
Químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa.
99f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) –
Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul,
SANTOS, T. R.; BARIN, C. S. WebQuest como atividade motivadora para a
aprendizagem de Química. Revista Tecnologias na Educação, Vol. 12, n. 12,
SILVA, A. L.; LEITE, L. F. C. C.; OLIVEIRA, M. F. Adaptação de uma WebQuest
em uma FlexQuest para o ensino de Química Inorgânica: ácidos e bases e uso
doméstico. IV Congresso Internacional das Licenciaturas – COINTER – PDVL
SILVA, V.; FERNANDES, F. S.; SILVA, R. S. Afinal, o que é, no contemporâneo,
uma sala de aula?. Revista Hipertextos, Vol. 16, n. 1, 2016.
VANZ, L. A utilização de WebQuest para o ensino de radioatividade. 2017.
f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de
Ciências Exatas e Geociências, Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do
Sul, 2017.
WIX. Disponível em: https://pt.wix.com/. Acesso em: 25 de julho de 2017.