AGIR COM A MÃO E O ROBÔ: AS PERSPECTIVAS INOVADORAS DA TELEROBÓTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Schlagworte:
tele-epistemologia, telerobótica, inovação, pedagogia, novas tecnologias.Abstract
Neste artigo, os autores abordam a chegada da telerobótica e suas potenciais aplicações ao ensino/aprendizagem. Após discutir o surgimento progressivo desta tecnologia e suas consequências epistemológicas, os autores apontam as possibilidades inovadoras que a telerobótica oferece e como seus usos se adequam à proposta da pedagogia ativa. O artigo combina as perspectivas filosófica, pedagógica e tecnológica desta inovação, explorando tanto as dimensões simbólicas, quanto as prático-pedagógicas da questão.Literaturhinweise
AZAD Abul K.M., AUER, Michael E. e HARWARD, V. Judson. Internet Acessible Remote Laboratories: Scalable E-learning Tools for Engineering and Science Disciplines, Hershey: IGI Global, 2012.
BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos. Educação diferenciada para o século XXI. Tradução de Fernando Siqueira rodrigues, revisão de tradução de Maria da Graça Souza Horn. Porto Alegre: Penso, 2014.
BLIKSTEIN, Paulo e SILVA, Rodrigo Barbosa e Silva, Paulo. (org.) Robótica educacional: experiências inovadoras na educação brasileira, Porto Alegre: Penso, 2020.
CAMPOS, Flavio Rodrigues. A robótica para uso educacional. São Paulo: Senac, 2019.
VINCENT, Guy. L’éducation prisionnière de la forme scolaire. Lyon: Presses Universitaires, 1994.
GOLDEBERG, Kim. The Robot in the garden. Telerobotic and Telespitemology in the Age of the Internet. Cambridge: MIT Press, 2001.
SCHAEFFER, Jean-Marie, Pourquoi la fiction, Seuil: Paris, 1999
GENEVIÈVE, Jacquinot-Delaunay. Les NTIC: Ècrans du savoir ou Ècrans au savoir?. Outils multimedia et strategies d’apprentissage du Français Langue Etrangère. Lille, France: 1996.
GOLDENBERG, Ken. The Robot in the Garden, Telerobotics and Telepistemology in the age of internet. 2000, The MIT Press, Cambridge, Massachsetts; London, England.
HARASIM, Linda. Online Education. A new domain. In Mindweave, Communication, Computers, and Distance Education, Pergamon Press: Oxford. 1989 (50-62)
MANCINI, Mônica. História, Conceitos, Aplicações e Desafios. São Paulo, 2018. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/326065859_Internet_das_Coisas_Historia_Conceitos_Aplicacoes_e_Desafios> Acesso em 10 de fevereiro de 2020.
MARTINS, Daniel de Sant’anna. Tabuleiro digital: um projeto educacional de transposição analógica motivador e engajador. In: MEIRA, Luciano, BLIKSTEIN, Paulo. (org.), Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2019.
MEIRA, Luciano, BLIKSTEIN, Paulo. (org.), Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2019.
MINHO, Marcelle e ALVES, Lynn. Jogos e produção de conteúdo: combinação que engaja e transforma. In: MEIRA, Luciano, BLIKSTEIN, Paulo. (org.), Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem, Porto Alegre: Penso, 2019.
MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. Publicado In: KEEGAN, D. (1993) Theoretical Principles of Distance Education. Tradução de Wilson de Azevedo, revisão de tradução de José Manuel da Silva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v.1, ago. 2002. (Tradução de: Theoretical Principles of Distance Education).
OLIVEIRA, Sérgio. Internet das coisas com ESP8266, Arduino e Raspbary Pi. São Paulo: Novatec, 2017.
COIFFET, Philippe. Téléopération et télérobotique. Hermès science publications, 2002
LÉVY, Pierre. Sur les chemins du virtuel. Paris, 1995.
PINTO, Diego de Oliveira. Metodologias Ativas de Aprendizagem: o que são e como aplicá-las. 2020. Disponível em < https://blog.lyceum.com.br/metodologias-ativas-de-aprendizagem/> Acesso em 20/02/2020.
RAMOS, Daniela Karina e ANASTÁCIO, Bruna. Jogos digitais na escolar e o exercício das funções cognitivas: contribuições do uso do aplicativo Escola do Cérebro. In: MEIRA, Luciano, BLIKSTEIN, Paulo. (org.), Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2019.
SOUZA, J. A M. Fellipe. Robôs na medicina. Recife, 2020. Disponível em < http://webx.ubi.pt/~felippe/texts5/robotica_cap5.pdf>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020.
VELTMAN, Kim. Understand new mídia: augmented knowledge and culture. Alberta, Canadá: University of Calgary Press, 2006.