LEITURA, HIPERTEXTO E ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REVISTA NOVA ESCOLA
Parole chiave:
Leitura Hipertextual, Estratégias de leitura, Letramento digital.Abstract
O presente trabalho busca refletir sobre a leitura de hipertextos a partir do
suporte da revista Nova Escola, a fim de identificar as mudanças ocorridas no ato de ler diante do uso da tecnologia digital no processo de comunicação. Partimos de uma perspectiva sociointeracionista de linguagem, permeando a noção de hipertexto e suas relações nos letramentos dos sujeitos.
Riferimenti bibliografici
BRAGA, Denise Bértoli. A comunicação interativa em ambiente hipermídia.
MARCUSCHI, Luís & XAVIER, Antonio (org.). Hipertexto e Gêneros Digitais:
novas formas de construção de sentido. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p.175-197.
CAVALCANTE, Marianne C. Bezerra. Mapeamento e produção de sentido: os links
no hipertexto. In: MARCUSCHI, Luís & XAVIER, Antonio (org.). Hipertexto e
Gêneros Digitais: novas formas de construção de sentido. 3 ed. São Paulo: Cortez,
, p.198-206.
COSCARELLI, Carla Viana. Da leitura de hipertexto: um diálogo com Rouet et alii.
In: ARAÚJO, Júlio César; BIASI-RODRIGUES, Bernardete (orgs.). Interação na
internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
GUALBERTO, Ilza Maria Tavares. Os hiperlinks e o desafio das conexões em
hipertexto enciclopédico digital. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.).Hipertextos na
teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
GOODMAN, Kenneth. O processo de leitura: considerações a respeito das línguas e
do desenvolvimento. In: FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarida Gomes. Os
processos de leitura e escrita. Porto Alegre: Novas Perspectivas, 1989.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 11 Ed. Campinas-SP: Pontes,
KOMESU, Fabiana. Pensar o hipertexto. In: ARAÚJO, Júlio César; BIASIRODRIGUES,
Bernardete (orgs.). Interação na internet: novas formas de usar a
linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p.87-108.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da
informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MARCUSCHI, Luís. A coerência no hipertexto. In. COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A.
Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte:
Ceale; Autêntica, 2005.
______. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Revista
Linguagem & Ensino (UCPel). Pelotas-RS, V.4, n.1, p.79-112, 2001.
REVISTA NOVA ESCOLA. Rio Janeiro: Editora Abril, ano 33, nº134, ago., 2018.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12204/o-que-fazer-quando-anoticia-
invade-a-sala-de-aula. Acesso em 11 Out. 2018.
XAVIER, Antonio C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luís & XAVIER,
Antonio (org.). Hipertexto e Gêneros Digitais: novas formas de construção de
sentido. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p.207-220.
______.A era do Hipertexto: linguagem e tecnologia. 2 ed. Recife: Pipa
comunicações, 2013.