METÁFORAS CONCEITUAIS NA LIBRAS: PROSPECTIVAS SOBRE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM TECNOLÓGICO
Palabras clave:
Metáforas conceituais. Libras. Objeto de aprendizagem.Resumen
Na perspectiva do texto multimodal e da inclusão do aluno surdo em ambiente escolar, o objetivo deste artigo é apresentar um objeto de aprendizagem (OA) tecnológico que ensina metáforas conceituais em/na Libras e o percurso metodológico para produzi-lo. Além da fundamentação teórica, disponibiliza-se no texto link para acesso do material em formato de vídeo-aula.
Citas
ARAÚJO, Nukácia M. S. Objetos de aprendizagem de língua portuguesa. In:
ARAÚJO, J.; LIMA, S.C.; DIEB, M. Línguas na Web: links entre ensino e
aprendizagem. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
BRAGA, Denise Bértoli. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. 1. ed. São
Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria
de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações
Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasil,
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Ministério da Educação.
Parâmetros curriculares nacionais (ensino médio) – Linguagens, códigos e suas
tecnologias. Brasil, 2006.
DIONISIO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, gênero
textual e leitura. In: BUNZEN, Clecio; Mendonça, Márcia (Org.). Múltiplas linguagens
para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013a. p. 19-42.
______; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, capacidade de
aprendizagem e
leitura. In: BUNZEN, Clecio; Mendonça, Márcia (Org.). Múltiplas linguagens para o
ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013b. p. 43-67.
EVANS, Vyvyan; GREEN, Melanie. Cognitive linguistics: an introduction. Edinburgh:
Edinburgh University Press, 2006.
FAUCONNIER, Gilles. Mental spaces. Cambridge: The MIT Press, 1985.
___________________. Mental spaces: aspects of meaning construction in natural
language. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes; PELOSI, Ana Cristina; LIMA, Paula Lenz
Costa. Cognição e Metáfora: a teoria da metáfora conceitual. IN: PELOSI, Ana
Cristina; FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes; FARIAS, Emilia Maria Peixoto (org).
Cognição e Linguística: explorando territories, mapeamentos e percursos. Caxias do
Sul, RS: Educs, 2014.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. V. Multimodal discourse: the modes and media
ofcontemporary communication. Oxford University Press, 2001. p. 1-21.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. V. Reading images: the gramar of visual design. Taylor
and Francis, 2006.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of
Chicago Press, [1980] 2003.
LANGACKER, Ronald. Foundations of cognitive grammar. Stanford: Stanford
University Press, 1987.
LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – 2. ed. – Brasília : Senado
Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018.
LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José
Olympio, 2011.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São
Paulo: Parábola Editorial, 2008.
QUADROS, R. M. de. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda.
ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.