TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: A UBIQUIDADE NO EIXO DA LEITURA NO CENÁRIO PANDÊMICO

Autores/as

  • Roberta Varginha Ramos Caiado Universidade Católica de Pernambuco - Unicap
  • Cristina Albert Mesquita Universidade Católica de Pernambuco
  • Fábio Albert Mesquita UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Palabras clave:

Língua Portuguesa. Tecnologias Digitais Móveis. Ensino-aprendizagem da Leitura.

Resumen

Este artigo busca analisar as contribuições das Tecnologias Digitais Móveis no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, no eixo da Leitura Compreensiva, durante a pandemia da COVID-19. Por meio de questionários aplicados na educação básica, constatou-se que, embora as dificuldades pandêmicas tenham impossibilitado o pleno aproveitamento das tecnologias digitais, reconheceram-se as possibilidades dessas tecnologias para o redirecionamento do ensino.

Biografía del autor/a

Cristina Albert Mesquita, Universidade Católica de Pernambuco

Especialista em Escrita Criativa pela PUC-RS/UNICAP (2020). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é graduanda do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Católica de Pernambuco e bolsista CNPq no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Fábio Albert Mesquita, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Integrante do Grupo de Pesquisa Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (HGEL) - (espelho do grupo no Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6433198070413694) Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2020). Especialização em andamento em Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas, pela PUC-RS. Graduação em andamento no curso de Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.

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Publicado

2022-02-27

Número

Sección

Artigos