CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES PÓS-GRADUANDOS NO MEIO DIGITAL

Auteurs-es

Mots-clés :

espaços programados de afinidade, sala de aula invertida, conhecimento compartilhado

Résumé

Neste artigo, analisamos a construção do conhecimento em um ambiente virtual, a partir do tema formação do leitor. O objetivo foi explorar o potencial pedagógico das redes sociais para o aprendizado compartilhado, em um ambiente institucionalizado. Como base teórica, utilizamos os pressupostos da cibercultura. Trata-se de um estudo de caso, cujos resultados mostraram os desdobramentos de uma experiência de aprendizagem compartilhada, baseada nas características dos letramentos digitais e epistemologias que permeiam as práticas digitais. 

Bibliographies de l'auteur-e

Isaias Munis Batista, Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat Câmpus de Tangará da Serra

Faculdade de Ciências Sociais e da Linguagem (FACSAL)

Coordenação de Letras

Área: Língua Portuguesa

Faculdade Indígena Intercultural.- FAINDI

Unemat - Câmpus de Barra do Bugres

Barbara Cristina Gallardo, Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat Câmpus de Tangará da Serra

Faculdade de Ciências Sociais e da Linguage (FACSAL)

Coordenação de Letras

Área: Língua Inglesa

Pós-Graduação em Linguística

Unemat - Câmpus de Cáceres

Valdir Silva, Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat

Coordenação de Letras

Área: Língua Inglesa

Câmpus de Cáceres

Pós-Graduação em Linguística

Unemat - Câmpus de Cáceres

Références

BATES, A. W. T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: Conhecimento de Línguas Estrangeiras, Brasília, DF, 2006, p. 87-124. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf Acesso em 18 dez. 2021.

BUZATO, M. E. K. Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 46, p. 45-62, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v46n1/a05v46n1.pdf. Acesso em 26 de jan. 2021.

COIRO, J.; KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C.; LEU, D. J. Central issues in new literacies and new literacies research. In: Coiro, J.; Knobel, M.; Lankshear, C.; Leu, D. J. (Eds.). Handbook of research in new literacies. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 2008. p. 01-22.

COSTA, Estágio Supervisionado e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em Cursos de Licenciatura. In: Pimenta, S.G; Lucena Lima, M. S. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2017. p. 207-232.

FANTINATI, C. E. Entrevista cedida ao Jornal Líder de Bandeirantes, 1996. FOWLER, A. Genre. In: Barnouw, E. (Ed.). International encyclopedia of communications, v. 2. New York: Oxford University Press, 1989. p. 215-217.

GEE, J. P. What videogames have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave Macmillan, 2007.

JENKINS, H. Convergence culture: where old and new media collide. New York: New York University Press, 2006.

LANKSHEAR; KNOBEL, M. New Literacies: changing knowledge and classroom learning. Buckingham: Open University Press, 2003.

LANKSHEAR; KNOBEL, M. Sampling “the New” in New Literacies. In: Knobel, M.; Lankshear, C. A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007. p. 01-24.

LANKSHEAR; KNOBEL, M. Becoming Research Literate Via DIY Media Production. In: Knobel, M.; Lankshear, C. Literacies: Social, Cultural and Historical Perspectives. New York: Peter Lang Publishing, 2011. p. 333-358.

LEFFA, V; ARAÚJO, J. C. (Orgs.) Redes sociais e ensino de línguas: o que temos que aprender. São Paulo: Parábola, 2016.

LEFFA, V.; DUARTE, G. B.; ALDA, L. S. A sala de aula invertida: o que é e como se faz. In: Jordão, C. (Org.) A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes, v. 1, 2016. p. 365-386.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. 3ª. Ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LUKE, C. Cyber-schooling and technological change: multiliteracies for the new times. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2000. p. 69-91.

SANTOS, B. S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

SIBÍLIA, M. P. Escola no mundo hiperconectado: redes em vez de muros? MATRIZes. São Paulo, nº 2, p. 195-211, 2012.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial, nº. 4, p. 79-97, 2014.

WALTHER, J. B. Impression development in computer-mediated interaction. Western journal of communication, v. 57, nº 4, p. 381-98, 1993.

WARSCHAUER, M. Technology and Social Inclusion: Rethinking the Digital Divide. MIT Press, 2003.

Téléchargements

Publié-e

2022-02-27

Numéro

Rubrique

Artigos