DICIONÁRIOS ELETRÔNICOS ONLINE: UM ESTUDO DOS APECTOS MULTIMODAIS
Schlagworte:
Dicionários eletrônicos, Multimodalidade, Lexicografia eletrônica.Abstract
Neste artigo, tem-se como objetivo central explorar a composição
verbo-imagética da organização interna da microestrutura de verbetes
eletrônicos online ilustrados. Fundamenta-se nos estudos que relaciona
lexicografia teórica, tecnologias e multimodalidade, na base dos estudos de Pontes (2009), Welker (2008) e Kress e van Leeuwen (2006). Priorizou-se a natureza qualitativa e uma análise de cunho exploratória do Merriam-Webster: visual dictionary online. A amostra do corpus recordado, selecionada para este artigo, contempla o exame de três verbetes retirados do referido dicionário. Os resultados apontam que dicionários visuais eletrônicos online possuem organização interna complexa, capaz de estabelecer relações multimodais sinérgicas e diversas, muito diferente das possibilidades de dicionários impressos.
Literaturhinweise
ARAÚJO, E. M. V. M. Descrição e avaliação de um quicktionary bilíngue offline
usado na aprendizagem de língua inglesa. Tese de Doutorado (Programa de
Pós-Graduação em Linguística Aplicada) Universidade Estadual do Ceará. 380
f. 2018.
BIDERMAN, M. T. C. As ciências do léxico. In: OLIVEIRA, A. M. P. P.;
ISQUERDO, A. N. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia.
Campo Grande: Ed. UFMS, 2001. p. 13-22.
BIDERMAN, M. T. C. A ciência da lexicografia. Alfa 28 (Supl.) p. 01-26. 1984.
HERNÁNDEZ, H. Los dicionários de orientación escolar: contribuición al
estudio de la lexicografia monolíngüe española. Tübingen: Max Niemeyer
Verlag, 1989.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design.
ed. London and New York: Routledge, [1996] 2006.
KRESS, G.; ‘Partnerships in research’: multimodality and ethnography. In:
Qualitative Research. London: June, 2011.
KRIEGER, M. G.; FINATTO, M. J. B. Introdução à terminologia: teoria e prática.
São Paulo: Contexto, 2004.
MARTINEZ DE SOUSA, J. Diccionario de Lexicografia práctica. Barcelona:
Bibliograf, 1995.
NASCIMENTO, F. I. Lexicografia e Semiótica Social: uma análise da
representação, da composição visual, e das relações texto-imagem nos
dicionários escalates tipo 2. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação
em Linguística Aplicada) Universidade Estadual do Ceará. 396 f. 2018.
PONTES, A. L. Dicionário para uso escolar: o que é, como se lê. Fortaleza: Ed.
UECE, 2009.
SANROMÁN, I. A. A unidade lexicográfica: palavras, colocações, frasemas,
pragmatemas. Braga, 2000. 441 f. Dissertação (Doutoramento em Ciências da
Linguagem) - Linguística Aplicada, Universidade do Minho, Braga, 2000.
STORRER, A. Digitale Wörterbücher als Hypertexte: zur Nutzung des
Hypertextkonzepts in der Lexikographie. In: LEMBERG, I.; SCHRÖDER, B.;
STORRER, A. Chancen und Perspektiven Computerunterstützter
Lexikographie. Tübingen, 2001. p. 87-104.
STORRER, A. & FREESE, K. x. Wörterbücher im Internet. Deutsche Sprache
: 97-154, 1996.
LEHR, A. Zur neuen Lexicographia-Rubrik “Electronic Dictionaries”.
Lexicographica, v. 12, p. 310- 317, 1996.
VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. London and New York:
Routlegde, 2005.
WELKER, H. A. Panorama geral da lexicografia pedagógica. Brasília:
Thesaurus, 2008.