Fotografia e Representação da Memória: do olhar de Vishniac à instalação de Rosângela Rennó

Maria do Carmo Nino, Ana Farache, Rosemary M. Gondim

Resumo


Este texto pretende, precisamente, abordar dois casos em que há uma passagem da fotografia para o fotográfico e entre duas estratégias de representação da memória. No primeiro caso tratamos de algumas fotografias do russo Vishniac e sua peculiar maneira de remeter o observador para um tempo que aparentemente não mais existe, mas que se reinventa através da visão atual das próprias imagens produzidas no contexto da Segunda Guerra Mundial. O segundo caso refere-se à instalação Hipocampo, de Rosângela Rennó, na qual, apesar da "ausência" de imagens fotográficas, é pela instauração do fotográfico que a memória se rearticula e permite a relação do observador com a obra.

Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, G. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BRASSAÏ. Proust e a Fotografia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BÜRGER, P. Teoria da Vanguarda. Lisboa, Vega, 1993. Catálogo Rosângela Rennó. Instituto Tomie Ohtake. São Paulo, editorial.

CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1994.

CHIARELLI, T. Arte Internacional Brasileira. 2 ed. São Paulo: Lemos, 2002.

CHIARELLI, T., et. al. Tridimensionalidade na arte brasileira do século XX. São Paulo, Itaú Cultural, 1997.

DURAND, G. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

REVISTA CULT, Nº 6, janeiro, São Paulo, 1998.

HUISMAN, D. Dicionário dos Filosófos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HUYSSEN, Andréas. Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1979.

JOHNSON, B. Photography Speaks. New York: Aperture Foundation, 2004.

KOHN, M. V; FLACKS, M. Roman Vishniac - Children of a Vanished World. Los Angeles: University of California Press, 1999.

KRAUSS, R., Le photographique: pour une théorie des écarts, tr. M. Bloch, J. Kempf, Paris, Macula, 1990.

REVISTA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO. "O Impulso Alegórico: Para uma teoria do Pós-Modernismo". Nº 5/maio, Lisboa, 1989.

PITTA, D. P. R. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2005.

RENNÓ, Rosângela. Rosângela Rennó. São Paulo, EDUSP, 1998.

RENNÓ, Rosângela. O arquivo universal e outros arquivos. São Paulo, Cosac & Naify, 2003.

VAN LIER, H., Philosophie de la photographie, Paris, Les Cahiers de la Photographie, 1983.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil