O Texto Artístico como Meio de Aprimorar o Comportamento Individual e Social

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho

Resumo


Adotando o conceito de texto como um conjunto organizado de signos que compõem a estrutura da mensagem (Lotman, 1978, p. 32), aplicado a qualquer produção artística, independentemente da natureza do código - verbal, visual, sonoro ou misto; e caracterizado por significados ilimitados, gostaríamos de caracterizar o leitor como receptor de todos esses textos artísticos, em diferentes contextos. A comunicação é feita de linguagem, de signos, e pode mudar a vida do leitor. Se isso realmente acontece devido à influência da linguagem, o que pode ser feito, pelos operadores da linguagem, para dizer coisas diferentes ao leitor e, possivelmente, mudar sua vida?

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1977.

BENJAMIN, Walter. A doutrina das semelhanças. In: Obras escolhidas I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1987. p. 108-113.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Obras escolhidas I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1987. p. 114-119

CHALHUB, Samira. A metalinguagem. 4ª Ed. São Paulo: Ática, 2001.

LOTMAN, Iuri. A estrutura do texto artístico. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.

MACHADO, Irene. Escola de semiótica. São Paulo: Ateliê Editorial/Fapesp, 2003.

RIGOVIN, Milton (photographs) and Frisch, Michael (interviews). Portraits in steel. Ithaca, New York, Cornell University, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil