O Cinema de Entretenimento Juvenil: uma investigação sobre Bete Balanço

Autores

  • Zuleika de Paula Bueno Universidade Estadual do Maringá

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v10i1.230112

Palavras-chave:

cinema juvenil, gênero cinematográfico, práticas sociais

Resumo

A investigação sobre o cinema juvenil permite explorar um conjunto de práticas de entretenimento que originam narrativas e produtos diversos, articulados por processos integrados de produção, consumo e fruição. Neste artigo, a discussão de tais práticas e produtos se dará por meio da análise do filme Bete Balanço (1984), dirigido por Lael Rodrigues e das estratégias de produção, promoção e divulgação, que envolveram a sua realização e lançamento em meados da década de 1980 além das suas características estilísticas e narrativas, diretamente associadas a tais estratégias.

Biografia do Autor

Zuleika de Paula Bueno, Universidade Estadual do Maringá

Docente da Universidade Estadual de Maringá

Referências

AUGUSTO, S. Este mundo é um pandeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BENHAMOU, F. L’économie de la culture. Paris : La Découverte, 2000.

CANCLINI, N.G. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro, UFRJ, 2005.

DAPIEVE, A. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

DIAS, M.T. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.

DOHERTY, T. Teenagers and Teenpics: the juvenilization os American Movies in the 1950´s. Philadelphia: Temple University Press, 2002.

ECO, U. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

EL FAR, A. Páginas de sensação. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

GABLER, N. Vida, o filme: como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

GATTI, A. P. Cinema brasileiro em ritmo de indústria (1969-1990). São Paulo: Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo, 1989.

PAES, J.P. A aventura literária. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

TURNER, G. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2008-07-06

Edição

Seção

Artigos Livres