Informações Hiperlocais no Twitter: produção colaborativa e mobilidade

Gabriela da Silva Zago

Resumo


Com a proliferação de dispositivos móveis e da possibilidade de produção jornalística em redes digitais, as informações tendem a se tornarem cada vez mais específicas, com vistas a atender às necessidades de indivíduos situados em territórios circunscritos. Com base nesse cenário, este trabalho procura discutir o jornalismo hiperlocal, caracterizado pela produção de informações associadas a um determinado lugar especifico, a partir de um estudo de caráter exploratório de práticas jornalísticas observadas na ferramenta de microblog Twitter. Procura-se relacionar os exemplos observados com os conceitos de global/local, des-re- territorializações, produção colaborativa e mobilidade. 


Palavras-chave


jornalismo hiperlocal; microblogs; colaboração; mobilidade; twitter

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, C. “The Vanishing Point theory of news”. The Long Tail, 17 jan. 2007.

BARBOSA, S. A informação de proximidade no jornalismo on-line. Contracampo (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, v. 7, p. 47-64, 2002.

BARBOSA, S. Os conteúdos locais no jornalismo digital. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belo Horizonte, MG, set. 2003.

BELOCHIO, V. Jornalismo colaborativo em redes digitais: estratégia comunicacional no ciberespaço – caso de ZeroHora.com. Dissertação (Mestrado em Comunicação Midiática), Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

BRUNS, A.; WILSON, J.; SAUNDERS, B. Building Spaces for Hyperlocal Citizen Journalism. In: AoIR: Internet Research 9.0, out. 2008, Copenhagen, Dinamarca.

JAVA, A.; SONG, X.; FININ, T.; TSENG, B. Why We Twitter: understanding microblogging usage and communities. In: PROCEDINGSOF THE JOINT WEBKDD, 9, 2007. Anais...

JOHNSON, S. B. “The Pothole Paradox”. stevenberlinjohnson.com, nov. 2007.

LEMOS, A. Ciberespaço e tecnologias móveis: processos de territorialização e desterritorialização na cibercultura. In: Compós, 2006. Anais...

LEMOS, A. Mídia Locativa e Territórios Informacionais. In: Compós, 2007. Anais...

LEMOS, A. “Nova esfera Conversacional”. In: KÜNSCH, D.; SILVEIRA, S.A. et al. Esfera pública, redes e jornalismo. Rio de Janeiro: E-Papers, 2009.

MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.

MILLER, C. C.; STONE, B. “‘Hyperlocal’ Web Sites Deliver News Without Newspapers”. The New York Times, Nova York, 12 abr. 2009.

MISCHAUD, E. Twitter: Expressions of the Whole Self. 2007. Dissertação (Mestrado). London School of Economics: Dep. of Media and Communications, Londres, 2007.

SILVA, F.F. Jornalismo live streaming: tempo real, mobilidade e espaço urbano. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO (SBPJor), 6, São Bernardo do Campo, SP, 2008. Anais... São Paulo, 2008.

SHAW, D. “Really Local”, American Journalism Review, abr./maio 2007.

TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2005. v. 2.

TRIVINHO, E. Comunicação, glocal e cibercultura: bunkerização da existência no imaginário mediático contemporâneo. Fronteiras (Unisinos), São Leopoldo, 7(1), p.61-76, 2005.

WAGSTAFF, J. “Oh my! The future of news”. The Jakarta Post, Jacarta, 30 set. 2007.

ZAGO, G. S. Apropriações jornalísticas do Twitter: a criação de mashups. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 2, São Paulo, 2008. Anais... São Paulo, 2008


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil