A crítica de Cinema no Twitter como Microensaio

Rodrigo Cazes Costa

Resumo


Este trabalho tem por objetivo verificar a possibilidade da existência de um pensamento micro-ensaístico no Twitter. Para verificar tal hipótese, trabalho com a análise de microblogs dedicados à crítica cinematográfica, em especial o microblog coletivo Cinema 140. Utilizo, como suporte teórico para meu trabalho, o pensamento de Theodor W. Adorno sobre o ensaio, além de exemplos de manifestações do pensamento ensaístico na literatura brasileira. Também busco encontrar semelhanças entre o microensaio do Twitter e o aforismo, verificando assim a força do pensamento expresso através dos microblogs do Twitter.


Palavras-chave


crítica de cinema; ensaio; twitter

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: COHN, Gabriel. Theodor Adorno. Ática: São

Paulo, 1986.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Martins Fontes: São Paulo, 2006.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário crítico e teórico de cinema. Campinas: Papirus, 2009.

BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: SENAC, 2005. v. 2.

BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo, Perspectiva, 2008.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997

FREIRE, Gilberto. Perspectiva. Record, Rio de Janeiro, 2002.

MINGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: UFMG, 2003

MONTAIGNE, Michel. Os ensaios. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 3 v.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino americano. In: o autor. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva, 1978.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil