Publicidade Interativa e Relacionamento Mercadológico na Internet: estudos de casos de campanhas das marcas Nescau e Ruffles

Danielle Vieira da Silva, Marcos Nicolau

Resumo


No contexto atual das culturas midiáticas, a publicidade tem encontrado na internet o ambiente propício a um relacionamento mercadológico que parece se mostrar satisfatório aos consumidores. Trata-se de uma publicidade interativa que permite a participação deles no processo de elaboração de peças e melhoria nos produtos de duas grandes marcas: Nescau e Ruffles. O objetivo deste artigo é demonstrar como se constrói tal relacionamento, paralelo a outros tipos de relacionamentos, nas mídias digitais interativas. Os estudos de casos analisados expõem a dinâmica de uma nova ordem de relacionamento entre público e marca que se está por construir em direção à nova ordem instaurada na cibercultura.

Palavras-chave


interatividade; internet; publicidade; relacionamento mercadológico

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nichos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

GOMES, Neusa Demartini. Publicidade: comunicação persuasiva. Porto Alegre: Sulina, 2003.

INTERNET brasileira rompe a barreira do bilhão. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução: Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2004.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 2ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

LEMOS, André. LEVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, Pierre. O ciberespaço e a economia da atenção. In: PARENTE, André (Org.). Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.

MACHADO, Arlindo. O sujeito no ciberespaço. In: José Luiz Aidar Prado (Org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

MERIGO, Carlos. Itaú: Essa eu banco. Disponível em: . Acesso em: 02 mai. 2011.

MESSA, Eric Eroi. ...Marcas. In: BRAMBILLA, Ana. (Org.). Para entender as mídias sociais. Rio Grande do Sul: Independente, 2011.

NICOLAU, Marcos. Fluxo, conexão, relacionamento: um modelo comunicacional para as mídias interativas. In: Revista Culturas Midiáticas, ano I, n. 01, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, agosto/dezembro de 2008.

PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. (Orgs.). Hiperpublicidade: atividades e tendências. São Paulo: Thomson Learning, 2008. v. 2.

PRIMO, Alex. Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade. In: PRETTO, Nelson de Luca;

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, n.12, p. 81-92, jun. 2000.

RIBEIRO, José Carlos S. Um breve olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço. In: LEMOS, André; PALACIOS, Marcos. Janelas do ciberespaço: comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2001.

RISTORI, Roberta. Nescau chega aos 75 anos em versão 2.0. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2011.

SANT’ANNA, Armando; ROCHA, Ismael Júnior; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil