A Construção da Imagem Palestina: narrativas fotográficas no conflito na Faixa de Gaza de dezembro de 2008

Regina Krauss

Resumo


O presente artigo apresenta a análise imagética da cobertura fotográfica do ataque israelense à faixa de Gaza em dezembro de 2008 nas capas da Folha de S. Paulo atentando para a construção da imagem da figura palestina. A fundamentação inclui a contribuição dos conceitos de teóricos da fotografia e da semiótica da cultura de Bystrina para compreender de que modo se elabora ali a representação da alteridade na oposição Ocidente versus Oriente. Aponta também características do fotojornalismo contemporâneo presentes nestas narrativas fotográficas.

Palavras-chave


fotografia; israel e palestina; alteridade

Texto completo:

PDF

Referências


BAITELLO JR, Norval. O olho do furacão: A cultura da imagem e a crise da visibilidade. GECCOM. São Paulo: 2006.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BELTING, Hans. Imagem, Mídia e Corpo: Uma nova abordagem à Iconologia. Revista Ghrebh, São Paulo, n.8, 2006.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

BYSTRINA, Ivan. Tópicos de semiótica da cultura. São Paulo: CISC, 1995 (pré-print).

CAETANO, Kati LEMOS, Anushka. À margem do olhar, À margem da imagem - regimes de visibilidade na fotografia documental. México: Revista eletrônica Razon y Palabra, Nº 59, 2009.

CHOMSKY, Noam. Barack Obama e Israel-Palestina. São Paulo: Revista eletrônica Terra Magazine. 2009.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo. Contraponto: 1992.

FARAH, Ângela. A Representação Visual da Criança na Imprensa Brasileira: uma Análise dos Jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Curitiba: CD da Revista INTERCOM, 2009.

GOMBRICH, Ernst. The image and the eye: further studies in the psychology of pictorial representation. London: Phaidon, 1982.

JUNG, Carl Gustav. Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.

KLEIN, Alberto. Imagem como campo de tensão: usos e estratégias de imagens midiáticas pós-11 de setembro. Intexto, Porto Alegre, v.1, n.18, p.1-13, jan./jun. 2008.

LANDOWSKI, Eric. Flagrantes delitos e retratos. Galáxia: revista transdisciplinar de comunicação, semiótica, cultura. São Paulo: 2004.

MORIN, Edgar. O homem e a morte. Lisboa: Europa-América, 1970.

PERSICHETTI, Simonetta. A encruzilhada do fotojornalismo. Londrina: Discursos Fotográficos. V.2, Nº2, p.179-190, 2006.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

SILVA, Carlos Eduardo. Guerra de opiniões sobre a guerra. Folha de S. Paulo, São Paulo, 04 de Jan. de 2009.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Grifos, 2000.

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

WÖLLHEIM, Richard. A pintura como arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil