As Marcas de um Discurso Feminista no Filme Daqui p'ra Frente, de Catarina Ruivo

Autores

  • Ana Catarina Pereira Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v13i2.230593

Palavras-chave:

feminista, identificação, política

Resumo

Daqui p’ra frente, filme da realizadora portuguesa Catarina Ruivo, estreado em 2008, é uma teia de relações – pessoais, sociais e políticas – onde se move um casal à beira da ruptura e três personagens que influem na sua vida. Neste artigo procuraremos descortinar as marcas de um discurso feminista presentes num filme sobre uma esteticista que se candidata às eleições autárquicas do seu concelho.

Biografia do Autor

Ana Catarina Pereira, Universidade da Beira Interior

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, a realizar uma tese sobre teorias feministas do cinema aplicadas ao caso português. Investigadora do centro Labcom e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Referências

HASKELL, M. From reverence to rape: the treatment of women in the movies. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

JOHNSTON, C. The subject of feminist film theory/practice. Screen, 21, 1982.

MILLETt, K. Sexual politics. Champaign: University of Illinois Press, 2000.

MULVEY, L. Feminism, film and the avant-garde. Framework, 10, 1979.

SMITH, S. The image of women in film: some suggestions for future research. Women and Film, nº 1, 1972.

Downloads

Publicado

2011-12-27

Edição

Seção

Artigos Livres