Sobre o Contemporâneo e as Imagens Fotográficas

Elane Abreu

Resumo


Partindo do pressuposto benjaminiano de que as imagens são dialéticas e de que o contemporâneo, para Giorgio Agamben, é o desconexo, inatual e anacrônico, este ensaio destaca a fotografia como modelo de imagem contemporânea por excelência. Sendo presente e, ao mesmo tempo, voltada para o passado, a imagem fotográfica incorpora o anacronismo que, nos autores acima citados, é fundamental para compreender o nosso tempo. Nesse sentido, também enfatizamos o papel da produção artística na compreensão de nossa época, uma vez que pode encarar a fotografia não apenas como material de produção visual, mas como um modo de ver e conhecer o mundo hoje. 


Palavras-chave


fotografia; contemporâneo; arte

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v14i1.230627

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Sem derivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

ISSN 2175-215X

© 1996-2019 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil