Sobre o Contemporâneo e as Imagens Fotográficas

Autores

  • Elane Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v14i1.230627

Palavras-chave:

fotografia, contemporâneo, arte

Resumo

Partindo do pressuposto benjaminiano de que as imagens são dialéticas e de que o contemporâneo, para Giorgio Agamben, é o desconexo, inatual e anacrônico, este ensaio destaca a fotografia como modelo de imagem contemporânea por excelência. Sendo presente e, ao mesmo tempo, voltada para o passado, a imagem fotográfica incorpora o anacronismo que, nos autores acima citados, é fundamental para compreender o nosso tempo. Nesse sentido, também enfatizamos o papel da produção artística na compreensão de nossa época, uma vez que pode encarar a fotografia não apenas como material de produção visual, mas como um modo de ver e conhecer o mundo hoje. 

Biografia do Autor

Elane Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), com pesquisa apoiada por bolsa Faperj Nota 10, e autora do livro “A fotografia como ruína” (EdUFPE, 2010). Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Dossiê