O fotodocumentário para Além da Factualidade: o virtual como dimensão essencial da fotografia documental

Ana Carolina Lima Santos

Resumo


Historicamente, a fotografia documental foi concebida a partir da missão de reproduzir o mundo em sua factualidade, em sua existência concreta e material. Entretanto, nos últimos anos, essa percepção tem sido desafiada por imagens fotográficas cada vez mais contaminadas por outras dimensões do real. A virtualidade é uma das mais importantes: de fato, as fotografias são afetadas por virtualidades que funcionam como um campo de forças crucial para o processo de produção das imagens e para o seu resultado final. Identificar e definir diferentes níveis e vetores dessa virtualidade, bem como as consequências que eles exercem para a função testemunhal desempenhada pelo fotodocumentário, torna-se, pois, imprescindível para o melhor entendimento dessas fotografias. 


Palavras-chave


fotografia documental; testemunho; virtualidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil