Fotografando Digitalmente, Pensando Analogicamente: os fotógrafos migrantes
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v14i2.230659Palavras-chave:
fotografia, fotógrafos, migração, tecnologia digital, fotografia digitalResumo
Considerando as transformações que vêm acontecendo no processo de transição do analógico ao digital da fotografia, se mostra conveniente uma renovação da compreensão dessa linguagem. Na primeira década do século XXI, os fotógrafos ainda se encontram em um processo de migração, que, segundo Stuart Hall, situa o ser migrante entre a tradição e a tradução. Enquanto fotografam digitalmente, eles ainda pensam analogicamente. Guiados por termos familiares – como ISO, granulação, revelação – suas fotografias digitais são capturadas e tratadas a partir de interfaces que simulam processos analógicos conhecidos. Eles estão munidos de câmeras e programas digitais, mas poucos entendem da natureza e das potencialidades criativas e comunicativas próprias da fotografia numérica. Aqui, esse processo de migração dos fotógrafos e a maneira com que utilizam os recursos digitais de que dispõem são discutidos, através de respostas dadas a questionários aplicados.
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