Foto-design da Paisagem do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v14i2.230663Palavras-chave:
fotografia digital, mídia, simulação, autenticidade, foto-designResumo
O artigo aborda as relações entre a paisagem carioca e a sua iconografia na era da fotografia digital. Pesquisamos imagens publicadas no jornal O Globo que apresentam, com base em novas tecnologias digitais, simulações de futuros possíveis da paisagem carioca. Analisamos num primeiro momento os discursos jornalísticos, ora de remoção ora de re-urbanização de favelas enquanto agenciamento singular de cultura e natureza no Rio de Janeiro, e a respectiva produção de imagens. E aprofundamos, num segundo momento as interações entre a mídia contemporânea a fotografia digital: por um lado novas articulações sociais (desenvolvimento de blogs e concursos) e, por outro, novas possibilidades tecnológicas (das manipulações às simulações). E enfim estabelecemos uma relação entre um DNA da paisagem e os BITs da fotografia digital que seria propulsora de uma foto-design da paisagem carioca deslocando a noção de autenticidade e promovendo uma nova cultura fotográfica.
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