A Montagem das Assinaturas nos Arquivos e Coleções de Fotografias

Leandro Pimentel

Resumo


Enquanto a apropriação das fotografias pela História valoriza o seu poder ilustrativo e a memória factual, no âmbito da arte e outras abordagens históricas menos ortodoxas são evidenciados e assumidos os apagamentos, lacunas, opacidades e anacronismos das lembranças evocadas pelas coleções e arquivos fotográficos. Este ensaio, ao buscar perceber a latência de vozes caladas pela história oficial, visa repensar a potência política desses acervos e a capacidade da fotografia produzir memórias e afetos partilháveis, que cintilam discretos como relíquias veladas que aguardam uma nova montagem para se manifestar.

Palavras-chave


arquivo; arte contemporânea; assinatura; memória; montagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

ISSN 2175-215X

© 1996-2018 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil