Do Analógico ao Digital: negociações e ultrapassagens

Autores

  • Antônio Fatorelli Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v15i2.230802

Palavras-chave:

fotografia analógica, fotografia digital, intertextualidade, híbridos, representação, efeito de presença

Resumo

Analisar as mutações em curso nesse momento de transição entre a cultura analógica e cultura digital, destacando a forma negociada de existência da imagem fotográfica, situada entre a criação autônoma e a função reprodutiva. Uma forma de existência essencialmente instável, que coloca em relação a realidade pró-fílmica e as singularidades da imagem, motivadora, em boa medida, do fascínio exercido pela fotografia.

Biografia do Autor

Antônio Fatorelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-dourado pela Princeton University (2006). É professor da ECO/UFRJ e pesquisador da imagem e das novas mídias.

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Publicado

2014-10-11

Edição

Seção

Dossiê