Moda e Publicidade no Brasil: uma relação histórica permeada por hibridismos

Autores

  • Midierson Maia Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v15i2.230808

Palavras-chave:

moda, desejo, consumo, linguagem, glocalização

Resumo

Com base em uma análise dos históricos da moda e da publicidade no Brasil, o artigo visa entender o percurso de formação de ambas como parte de um todo, no qual, por meio de hibridismos oriundos dos contatos entre diferentes culturas, incide o fenômeno cultural da glocalização. Para tanto, os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores Garcia Canclini, Roland Robertson, Garcia Neira e Eneus Trindade servirão como base para o entendimento das relações estabelecidas entre a moda e a publicidade na qualidade de manifestações híbridas, que contribuiram e continuam contribuindo na formação da identidade e cultura nacional. A aplicação prática das teorias se deu por meio da análise de peças publicitárias veiculadas desde décadas remotas até as décadas de 90 e início do século XXI. O resultado do trabalho mostrou que tanto a moda, quanto a publicidade, ao unirem entre si e ao se glocalizarem na relação com outros contextos, agregam sentido à cultura, em especial à cultura do consumo.

Biografia do Autor

Midierson Maia, Universidade de São Paulo

Mestrado (2012) e doutorando em Ciências da Comunicação pelo ECA/USP (2012). Professor da graduação em Comunicação Social da Universidade São Judas Tadeu, Brasil.

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Publicado

2014-10-11

Edição

Seção

Dossiê