Pelo Buraco da Fechadura: o voyeurismo, a fotografia e a ruína

Autores

  • Amanda Mauricio Pereira Leite Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v15i2.230810

Palavras-chave:

fotografia, voyeurismo, ruína

Resumo

Espiar pelo buraco da fechadura... O que te parece? Aqui, pistas oscilam entre a veracidade de fatos e o caráter ficcional fotos. Coloco-me a pensar sobre falsas perspectivas... textos (in)visíveis que-se-fazem-pensantes. Quatro momentos estruturam esta reflexão. Primeiro, surge o voyeur – aquele que se esconde para “espiar” cenas do campo privado – associado à produção fotográfica de Kohei Yoshiyuki. Em seguida, observamos a ação do voyeur como àquele que pode eleger uma cena (neste caso fotografias) para examiná-las por diferentes perspectivas. O terceiro momento visa estabelecer uma espécie de jogo de fusão no qual se questiona o sentido que já está dado ao voyeur, para evidenciar a aposta em uma nova leitura sobre a figura do voyeur e o (re)significado do próprio termo. Por fim, busca-se entrelaçar o voyeurismo, a fotografia e a ruina benjaminiana, que aqui talvez se configure como o componente mais perspicaz deste pensamento. Um jogo ousado, porém desejável...

Biografia do Autor

Amanda Mauricio Pereira Leite, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2010). Professora Tutora à Distância (EaD) da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2014-10-11

Edição

Seção

Dossiê