@transmidia: potencialidades das redes sociais digitais na produção jornalística com perspectiva de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v17i1.237948

Palavras-chave:

Jornalismo online, Instagram, Jornalismo com perspectiva de gênero, redes sociais, Transexualidade.

Resumo

A reflexão discute a apropriação da rede social Instagram pela prática da produção jornalística com perspectiva de gênero, voltado a um nicho ainda com demandas no campo: a comunidade transexual. @transmidia é o resultado de uma pesquisa aplicada em Jornalismo, desenvolvida durante o ano de 2017, a qual fundamentou-se em conceitos de jornalismo online, mídias digitais e estudos de gênero. O objetivo foi testar as potencialidades de produção e publicização de conteúdos sincronizados em redes, com testes de formatos e narrativas convergentes na constituição de quatro blocos de pautas temáticas. O estudo apontou as possibilidades que o Instagram pode provocar no campo do Jornalismo, sobretudo em humanizar informações e propiciar o debate público sobre transexualidade, livre de estereótipos. Com esse objetivo, @transmidia trata-se de um produto jornalístico, que permaneceu online a cada atualização com o propósito de observar parâmetros da interatividade por meio de testes de linguagens.  

Biografia do Autor

André Luiz Lucas da Luz

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduado em Jornalismo pela UEPG.

Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da graduação em Jornalismo da UEPG. Pesquisadora colaboradora do LabJor/UNICAMP. Coordena o grupo de pesquisa Jornalismo e Gênero (CNPq).

Downloads

Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Dossiê