Carta ao Leitor
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v17i1.240385Resumo
Em 2018, quando abrimos chamada para a edição “Internet e mídias digitais: reflexões sobre o presente, futuro e práticas” da Revista Ícone, um fenômeno bastante interessante chamou nossa atenção: para além de uma noção mais ampla de comunicação, recebemos numerosos textos que tratavam especificamente sobre jornalismo, conforme a definição clássica de campo jornalístico de Bourdieu, por assim dizer. Isso nos levou a separar alguns desses textos e fazer uma curadoria específica, trazendo-nos ao material que agora está sendo publicado, intitulado “Novos Jornalismos”.
O título para esta edição da Ícone nasceu de uma reflexão oferecida pelos próprios textos. Que jornalismo é esse que se descortina a partir do digital? A partir de uma nova relação com o público? Com o fazer da notícia? E, algo que vem sendo amplamente discutido, mas que não chegamos a tratar nesta edição, a partir da relação com a verdade, ou de uma pós-verdade, como se convencionou chamar? Ora, pudemos perceber que não se trata de um jornalismo, mas de Novos Jornalismos, daí o título desta edição.
Certamente, muito ainda será discutido sobre esses Novos Jornalismos ao longo dos próximos anos. Efetivamente há os que decretam o fim do jornalismo e há os que celebram o seu renascimento em face das possibilidades apresentadas pelas mídias digitais. Neste sentido nos propomos aqui a lançar um olhar cuidadoso sobre o tema e sugerir que outros pesquisadores e profissionais façam o mesmo para saber o que esperar desses Novos – ou já nem tão novos assim, já que a revolução digital tem mais de duas décadas – Jornalismos.
Boa leitura!
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.