Carta ao Leitor

Carolina Dantas

Resumo


Em 2018, quando abrimos chamada para a edição “Internet e mídias digitais: reflexões sobre o presente, futuro e práticas” da Revista Ícone, um fenômeno bastante interessante chamou nossa atenção: para além de uma noção mais ampla de comunicação, recebemos numerosos textos que tratavam especificamente sobre jornalismo, conforme a definição clássica de campo jornalístico de Bourdieu, por assim dizer. Isso nos levou a separar alguns desses textos e fazer uma curadoria específica, trazendo-nos ao material que agora está sendo publicado, intitulado “Novos Jornalismos”.

 

O título para esta edição da Ícone nasceu de uma reflexão oferecida pelos próprios textos. Que jornalismo é esse que se descortina a partir do digital? A partir de uma nova relação com o público? Com o fazer da notícia? E, algo que vem sendo amplamente discutido, mas que não chegamos a tratar nesta edição, a partir da relação com a verdade, ou de uma pós-verdade, como se convencionou chamar? Ora, pudemos perceber que não se trata de um jornalismo, mas de Novos Jornalismos, daí o título desta edição.

 

Certamente, muito ainda será discutido sobre esses Novos Jornalismos ao longo dos próximos anos. Efetivamente há os que decretam o fim do jornalismo e há os que celebram o seu renascimento em face das possibilidades apresentadas pelas mídias digitais. Neste sentido nos propomos aqui a lançar um olhar cuidadoso sobre o tema e sugerir que outros pesquisadores e profissionais façam o mesmo para saber o que esperar desses Novos – ou já nem tão novos assim, já que a revolução digital tem mais de duas décadas – Jornalismos.

 

Boa leitura!


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v17i1.240385

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Sem derivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

ISSN 2175-215X

© 1996-2019 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil