O USO DA CHARGE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DISCUSSÕES EM IDENTIDADE / THE USE OF THE CHARGE IN THE SOCIOLOGY TEACHING-LEARNING PROCESS: PEDAGOGICAL PRACTICES AND DISCUSSION IN IDENTITY
Palabras clave:
Charge. Sociologia. Ensino. Identidade.Resumen
Este artigo tem como objetivo explorar o uso de charges, cartuns e tiras como recurso didático na discussão de identidade, na disciplina de Sociologia no ensino médio, a partir de um relato de experiência realizada na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Paula Frassinetti.
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Identidade - entrevista à benedetto vecchi. Jorge zahar. Rio de janeiro. 2014. Disponível em: <https://identidadesculturas.files.wordpress.com/2011/05/bauman-zygmunt-identidade.pdf > acesso em: 07/05/2017
FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 8. Rio de Janeiro: Imago, 1996
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005, 4ª ed,
HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. 10ª ed. São Paulo: Dp&a editora., 2005. Disponível em: <https://comunicacaoeesporte.files.wordpress.com/2010/10/hall-stuart-a-identidade-cultural-na-pos-modernidade.pdf> Acesso em: 07/05/2017
LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Uerj. Rio de janeiro. 2011
LOPES, J. R. Os caminhos da identidade nas ciências sociais e suas metamorfoses na psicologia social. Psicologia & sociedade; 14 (1): 7-27; jan./jun.2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v14n1/v14n1a02.pdf > Acesso em: 05/05/2017
MACHADO, Igor José de Renó... [et al.] Sociologia Hoje. Volume único: ensino médio. 1º edição. São Paulo: Ática, 2013.
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosacnaify. 2003.
SCHOEN-FERREIRA, T. H., AZNAR-FARIAS, M., SILVARES, E. F. M. A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 1, Natal, jan./abr., 2003.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Volume 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Volume único. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).