O USO DA CHARGE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DISCUSSÕES EM IDENTIDADE / THE USE OF THE CHARGE IN THE SOCIOLOGY TEACHING-LEARNING PROCESS: PEDAGOGICAL PRACTICES AND DISCUSSION IN IDENTITY

Auteurs-es

  • Maria Luiza Silva Espirito Santo Universidade de Pernambuco - UPE https://orcid.org/0000-0002-3097-3183
  • Marcella Barbosa Matos Universidade de Pernambuco - UPE
  • Givaldo Gomes Santos Universidade de Pernambuco - UPE
  • Maria Bernadete Leal Campos Universidade de Pernambuco - UPE

Mots-clés :

Charge. Sociologia. Ensino. Identidade.

Résumé

Este artigo tem como objetivo explorar o uso de charges, cartuns e tiras como recurso didático na discussão de identidade, na disciplina de Sociologia no ensino médio, a partir de um relato de experiência realizada na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Paula Frassinetti.  

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Luiza Silva Espirito Santo, Universidade de Pernambuco - UPE

Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade de Pernambuco - UPE.

Marcella Barbosa Matos, Universidade de Pernambuco - UPE

Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade de Pernambuco - UPE.

Givaldo Gomes Santos, Universidade de Pernambuco - UPE

Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade de Pernambuco - UPE.

Maria Bernadete Leal Campos, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestra em Sociologia – UFPE, professora assistente da Universidade de Pernambuco (UPE).

Références

BAUMAN, Zygmunt. Identidade - entrevista à benedetto vecchi. Jorge zahar. Rio de janeiro. 2014. Disponível em: <https://identidadesculturas.files.wordpress.com/2011/05/bauman-zygmunt-identidade.pdf > acesso em: 07/05/2017

FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 8. Rio de Janeiro: Imago, 1996

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005, 4ª ed,

HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. 10ª ed. São Paulo: Dp&a editora., 2005. Disponível em: <https://comunicacaoeesporte.files.wordpress.com/2010/10/hall-stuart-a-identidade-cultural-na-pos-modernidade.pdf> Acesso em: 07/05/2017

LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Uerj. Rio de janeiro. 2011

LOPES, J. R. Os caminhos da identidade nas ciências sociais e suas metamorfoses na psicologia social. Psicologia & sociedade; 14 (1): 7-27; jan./jun.2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v14n1/v14n1a02.pdf > Acesso em: 05/05/2017

MACHADO, Igor José de Renó... [et al.] Sociologia Hoje. Volume único: ensino médio. 1º edição. São Paulo: Ática, 2013.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosacnaify. 2003.

SCHOEN-FERREIRA, T. H., AZNAR-FARIAS, M., SILVARES, E. F. M. A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 1, Natal, jan./abr., 2003.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Volume 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Volume único. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2017-11-16

Numéro

Rubrique

Artigos