PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS NA GUINÉ-BISSAU
Mots-clés :
Mulheres guineense, Agricultura, Produção de arroz e de hortaliças, Divisão de trabalho, Guiné-Bissau.Résumé
O presente artigo tem como propósito avaliar a participação das mulheres no processo da produção de arroz e de hortaliças na Guiné-Bissau. A pesquisa objetiva-se a descrever quais são as atividades realizadas pelas mulheres durante a produção de arroz e de hortaliças. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se assenta numa abordagem qualitativa exploratória, tendo como técnica coleta de dados bibliográficos e uso das entrevistas que nos permite avaliar a participação das mulheres durante as atividades agrícolas nas zonas rurais da Guiné-Bissau. Ao longo do estudo, verificamos que as mulheres participam ativamente nas produções agrícolas e as mesmas possuem papeis muito relevantes durante o processo de cultivo de arroz e de hortaliças.
Références
AGUIAR, V. V. P. O trabalho das mulheres nos espaços rurais. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas. v. 37, n. 2, p. 134-149. 2017.
AMPA, Agnaldo. O´democrata-gb: Deputados guineenses aprovam lei de quota, link: http://www.odemocratagb.com/?s=sobre+quota
GOMES, Patrícia Godinho. O estado da arte dos estudos de gênero na Guiné- Bissau: uma abordagem preliminar. Outros Tempos–Pesquisa em Foco História. 2015
HIRATA, Helena et al. (Org.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009
INDJAI, Mamadi Queluntã. Políticas públicas na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável da Guiné-Bissau. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Pato Branco: UTFPR, 2014
MARTINS, Rosiani Sanca. Participação das mulheres guineenses no mercado informal e suas contribuições para o crescimento da economia do país, 2021
MINISTERIO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL. Plano de desenvolvimento agrícola regional de Bafatá. Direcção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural. – Bafatá, 2017.
OYEWUMÍ, Oyèrónké. Conceituando O Gênero: Os Fundamentos Eurocêntricos Dos Conceitos Feministas E O Desafio Das Epistemologias Africanas. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Alamada Bidiandé 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).