PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS NA GUINÉ-BISSAU
Palavras-chave:
Mulheres guineense, Agricultura, Produção de arroz e de hortaliças, Divisão de trabalho, Guiné-Bissau.Resumo
O presente artigo tem como propósito avaliar a participação das mulheres no processo da produção de arroz e de hortaliças na Guiné-Bissau. A pesquisa objetiva-se a descrever quais são as atividades realizadas pelas mulheres durante a produção de arroz e de hortaliças. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se assenta numa abordagem qualitativa exploratória, tendo como técnica coleta de dados bibliográficos e uso das entrevistas que nos permite avaliar a participação das mulheres durante as atividades agrícolas nas zonas rurais da Guiné-Bissau. Ao longo do estudo, verificamos que as mulheres participam ativamente nas produções agrícolas e as mesmas possuem papeis muito relevantes durante o processo de cultivo de arroz e de hortaliças.
Referências
AGUIAR, V. V. P. O trabalho das mulheres nos espaços rurais. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas. v. 37, n. 2, p. 134-149. 2017.
AMPA, Agnaldo. O´democrata-gb: Deputados guineenses aprovam lei de quota, link: http://www.odemocratagb.com/?s=sobre+quota
GOMES, Patrícia Godinho. O estado da arte dos estudos de gênero na Guiné- Bissau: uma abordagem preliminar. Outros Tempos–Pesquisa em Foco História. 2015
HIRATA, Helena et al. (Org.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009
INDJAI, Mamadi Queluntã. Políticas públicas na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável da Guiné-Bissau. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Pato Branco: UTFPR, 2014
MARTINS, Rosiani Sanca. Participação das mulheres guineenses no mercado informal e suas contribuições para o crescimento da economia do país, 2021
MINISTERIO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL. Plano de desenvolvimento agrícola regional de Bafatá. Direcção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural. – Bafatá, 2017.
OYEWUMÍ, Oyèrónké. Conceituando O Gênero: Os Fundamentos Eurocêntricos Dos Conceitos Feministas E O Desafio Das Epistemologias Africanas. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alamada Bidiandé

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).