RESULTADO DA CHAMADA PARA PROPOSIÇÃO DE DOSSIÊS TEMÁTICOS 2025-2026
Informamos que dentre todas as proposições recebidas, o comitê científico realizou a difícil tarefa de selecionar aquelas que mais dialogavam com os interesses da revista, fazendo um mapa onde convergiam também a diversidade de instituições e de temas. Para o momento foram eleitas 06 (seis) propostas, as quais irão compor as edições dos anos de 2025 e 2026.
Ainda assim, ficaram de fora ótimas propostas. E, nesse sentido, convidamos todas/os aquelas/es que não tiveram suas propostas aprovadas neste momento, para, se assim desejarem, estruturarem seus textos em formato de artigos científicos e encaminharem para a seção Artigos Livres ou para a seção Pautas Insubmissas, respeitadas as normas regimentais do nosso periódico. Teremos muito gosto em receber e nos comprometemos em publicá-los o mais brevemente possível, a partir do processo de submissão dos materiais.
Segue a relação das propostas aprovadas:
EDIÇÃO JANEIRO/ABRIL 2025 – a ser publicada no mês maio de 2025
Educação ambiental no contexto escolar: sujeitos e práticas educativas sob o viés crítico e emancipatório
Doutor Adelmo Fernandes de Araújo – Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus Arapiraca)/Brasil
Doutor Wanderson Rodrigues Morais – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)/Brasil
Envio de artigos até 31/01/2025.
EDIÇÃO MAIO/AGOSTO 2025 – a ser publicada no mês de setembro de 2025
Educação e Ciências: práticas de ensino, reflexão e diálogo na alfabetização científica
Doutorando Josiney Farias de Araújo – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Brasil
Doutor Carlos Alberto Brito da Silva Júnior – Universidade Federal do Pará (UFPA)/Brasil
Envio de artigos até 31/05/2025.
Edição Setembro/Dezembro 2025 – a ser publicada no mês de janeiro de 2026
Estresse de minorias e educação: perspectivas pedagógicas para a formação de redes de apoio, cuidados e referência
Doutorando Márcio Rubens de Oliveira – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Brasil
Doutor Nélio Vieira de Melo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Brasil
Doutor Jorge Gato – Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)/Portugal
Envio de artigos até 30/09/2025.
Edição Janeiro/Abril 2026 – a ser publicada no mês de maio de 2026
Quando a Linguística não nos faz falhar: teorias críticas, estudos linguísticos e ensino de línguas do/no Sul Global
Doutor Fernando Zolin-Vesz – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Brasil
Doutor Aldo Ocampo González – Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva (CELEI)/Chile
Doutora Doris Cristina Vicente da Silva Matos – Universidade Federal de Sergipe (UFS)/Brasil
Envio de artigos até 31/01/2026.
Edição Maio/Agosto 2026 – a ser publicada no mês de setembro de 2026
O jogo e as Ciências Humanas: perspectivas polissêmicas
Doutor Alcides José Scaglia – Faculdade de Ciências Aplicadas – (FCA)/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Brasil
Doutoranda Débora Jaqueline Farias Fabiani – Faculdade de Educação Física (FEF)/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Brasil
Doutor Luís Bruno de Godoy – Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Brasil
Envio de artigos até 31/05/2026.
Edição Setembro/Dezembro 2026 – a ser publicada mês de janeiro de 2027
Docências Dissidentes: corpos, gêneros e sexualidades em territórios de disputa
Doutoranda Carolina Romanazzi Freire– Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Brasil
Doutora Daniele Gomes da Silva – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)/Brasil
Envio de artigos até 30/09/2026.