RESULTADO DA CHAMADA PARA PROPOSIÇÃO DE DOSSIÊS TEMÁTICOS 2025-2026

2024-10-11

Informamos que dentre todas as proposições recebidas, o comitê científico realizou a difícil tarefa de selecionar aquelas que mais dialogavam com os interesses da revista, fazendo um mapa onde convergiam também a diversidade de instituições e de temas. Para o momento foram eleitas 06 (seis) propostas, as quais irão compor as edições dos anos de 2025 e 2026.

 

Ainda assim, ficaram de fora ótimas propostas. E, nesse sentido, convidamos todas/os aquelas/es que não tiveram suas propostas aprovadas neste momento, para, se assim desejarem, estruturarem seus textos em formato de artigos científicos e encaminharem para a seção Artigos Livres ou para a seção Pautas Insubmissas, respeitadas as normas regimentais do nosso periódico. Teremos muito gosto em receber e nos comprometemos em publicá-los o mais brevemente possível, a partir do processo de submissão dos materiais.

 

Segue a relação das propostas aprovadas:

 

EDIÇÃO JANEIRO/ABRIL 2025 – a ser publicada no mês maio de 2025

Educação ambiental no contexto escolar: sujeitos e práticas educativas sob o viés crítico e emancipatório

Doutor Adelmo Fernandes de Araújo – Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus Arapiraca)/Brasil

Doutor Wanderson Rodrigues Morais – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)/Brasil

Envio de artigos até 31/01/2025.

 

EDIÇÃO MAIO/AGOSTO 2025 – a ser publicada no mês de setembro de 2025

Educação e Ciências: práticas de ensino, reflexão e diálogo na alfabetização científica

Doutorando Josiney Farias de Araújo – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Brasil

Doutor Carlos Alberto Brito da Silva Júnior – Universidade Federal do Pará (UFPA)/Brasil

Envio de artigos até 31/05/2025.

 

Edição Setembro/Dezembro 2025 – a ser publicada no mês de janeiro de 2026

Estresse de minorias e educação: perspectivas pedagógicas para a formação de redes de apoio, cuidados e referência

Doutorando Márcio Rubens de Oliveira – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Brasil

Doutor Nélio Vieira de Melo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Brasil

Doutor Jorge Gato – Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)/Portugal

Envio de artigos até 30/09/2025.

 

Edição Janeiro/Abril 2026 – a ser publicada no mês de maio de 2026

Quando a Linguística não nos faz falhar: teorias críticas, estudos linguísticos e ensino de línguas do/no Sul Global

Doutor Fernando Zolin-Vesz – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Brasil

Doutor Aldo Ocampo González – Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva (CELEI)/Chile

Doutora Doris Cristina Vicente da Silva Matos – Universidade Federal de Sergipe (UFS)/Brasil

Envio de artigos até 31/01/2026.

 

Edição Maio/Agosto 2026 – a ser publicada no mês de setembro de 2026

O jogo e as Ciências Humanas: perspectivas polissêmicas

Doutor Alcides José Scaglia – Faculdade de Ciências Aplicadas – (FCA)/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Brasil

Doutoranda Débora Jaqueline Farias Fabiani – Faculdade de Educação Física (FEF)/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Brasil

Doutor Luís Bruno de Godoy – Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Brasil

Envio de artigos até 31/05/2026.

 

Edição Setembro/Dezembro 2026 – a ser publicada mês de janeiro de 2027

Docências Dissidentes: corpos, gêneros e sexualidades em territórios de disputa

Doutoranda Carolina Romanazzi Freire– Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Brasil

Doutora Daniele Gomes da Silva – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)/Brasil

Envio de artigos até 30/09/2026.