Para além da programação: desenvolvimento do pensamento computacional nos conteúdos escolares
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254689Palavras-chave:
pensamento computacional, fundamentos, descritores, matemática, resolução de problemasResumo
A introdução do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica como forma de promover habilidades relacionadas às necessidades da sociedade atual tem despertado interesses nas reformas educacionais e discussões de currículos. No entanto, os estudos de aplicação têm foco em recursos digitais ou atividades desplugadas, desconsiderando os conteúdos escolares para a formação das habilidades ligadas ao PC. Desse modo, o objetivo desse estudo é apresentar e discutir os resultados da aplicação dos pilares do PC - Abstração, Decomposição e Algoritmo - para ensinar sistemas lineares de equações do 1° grau a 31 alunos do 1° ano do Ensino de uma escola situada ao noroeste do Paraná. Após a análise de uma prova diagnóstica, aplicada a nível estadual (Prova Paraná), verificou-se que questões com descritores que tratavam do conteúdo de sistema de equações obteve acertos de 3% e 14,8%. Foi então definida uma intervenção, utilizando como metodologia na resolução de problema um relacionamento aos fundamentos do PC. Os resultados apontam o entendimento dos conceitos nas resoluções das atividades, explicitando os fundamentos de PC. Logo, a contribuição do estudo indica que a aproximação dos pilares pode incorporar problemas cotidianos dos conteúdos curriculares, não necessariamente relacionados com ênfase no ensino de programação de linguagens.
Referências
AMORIM, L. dos S. O Scratch e o pensamento computacional: uma experiência vivenciada pelos graduandos de pedagogia do Uniceplac. Artigo (Graduação em Sistemas de Informação). UNICEPLAC, Brasília, 2020).
ANDRADE, T. M. Matemática Interligada: matrizes, sistemas lineares e Geometria Analítica. – 1ª ed. – São Paulo: Scipione, 2020.
BARCELOS, T. S.; SILVEIRA, I. F. Pensamento computacional e educação matemática: Relações para o ensino de computação na educação básica. In: XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XXXII CSBC. 2012. p. 23.
BBC Bitesize. Introdução ao pensamento computacional. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/bitesize. Acesso em: 27 de mai. de 2022.
BORGES, K.S.; NORONHA, F. P. T.; BACKES, L.. Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pipe. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 7, n. 1, p. 141-155, 2020.
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
BRACKMANN, C. P.; CAETANO, S. V. N.; SILVA, A. R. Pensamento Computacional Desplugado: ensino e avaliação na educação primária brasileira. RENOTE, v. 17, n. 3, p. 636-647, 2019.
BRASIL. Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio brasileiro, Brasília DF, 2017.
CHARÃO, A. F.; RITTER, F. Investigando Dificuldades em Recursos do Code.org: Aplicação do Método do Percurso Cognitivo ao Tutorial Artista da Hora do Código. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020).
CODE.ORG. Aprenda a ciência da computação. 2021. Disponível em: https://code.org/. Acesso em: 2 set 2021.
BOBSIN, R. da S. et al. O pensamento computacional presente na resolução de problemas investigativos de matemática na escola básica. In: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2020. p. 1473-1482.
ISTE, CSTA. Computational Thinking: leadership toolkit. 2020. Disponível em: https://cdn.iste.org/www-root/2020-10/ISTE_CT_Teacher_Resources_2ed.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Uso do ambiente code.org para ensino de programação no ensino fundamental i - uma experiência no desafio hora do código. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. Vol. 9, n. 1. jan./abr. 2019.
MARTINS, R.; REIS, R.; MARQUES, A. B. Inserção da programação no ensino fundamental: Uma análise do jogo Labirinto Clássico da Code. org através de um modelo de avaliação de jogos educacionais. In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2016. p. 121-130.
MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Grupo Almedina, 2021.
MESTRE, P. et al. Pensamento Computacional: Um estudo empírico sobre as questões de matemática do PISA. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1281.
LIMA, I. P. de; FERRETI, A. A. S. S. VASCONCELOS, A. D. Potencialidades do Scratch na Educação Básica. Revista ibero-americana de estudos em educação. vol. 16, n°2, 2021.
MARINHO, A, R. da S. et al. Potencialidades do Scratch na Educação Básica. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, WIE 2017.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Novo Ensino Médio Paranaense. 2022. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/nem. Acesso em: 5 de maio 2022.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. PROVA PARANÁ. Disponível em: http://www.provaparana.pr.gov.br . Acesso em: 15 de maio 2022.
SANTOS, Gilson Pedroso; MAFRA, José Ricardo Souza. O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional. REMATEC, v. 15, n. 35, p. 79-99, 2020.
SOUZA, F. et al. O desenvolvimento do Pensamento Computacional além do ensino em ciências exatas: uma revisão da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2019. p. 528.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.