Para além da programação: desenvolvimento do pensamento computacional nos conteúdos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254689

Palavras-chave:

pensamento computacional, fundamentos, descritores, matemática, resolução de problemas

Resumo

A introdução do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica como forma de promover habilidades relacionadas às necessidades da sociedade atual tem despertado interesses nas reformas educacionais e discussões de currículos. No entanto, os estudos de aplicação têm foco em recursos digitais ou atividades desplugadas, desconsiderando os conteúdos escolares para a formação das habilidades ligadas ao PC. Desse modo, o objetivo desse estudo é apresentar e discutir os resultados da aplicação dos pilares do PC - Abstração, Decomposição e Algoritmo - para ensinar sistemas lineares de equações do 1° grau a 31 alunos do 1° ano do Ensino de uma escola situada ao noroeste do Paraná. Após a análise de uma prova diagnóstica, aplicada a nível estadual (Prova Paraná), verificou-se que questões com descritores que tratavam do conteúdo de sistema de equações obteve acertos de 3% e 14,8%. Foi então definida uma intervenção, utilizando como metodologia na resolução de problema um relacionamento aos fundamentos do PC. Os resultados apontam o entendimento dos conceitos nas resoluções das atividades, explicitando os fundamentos de PC. Logo, a contribuição do estudo indica que a aproximação dos pilares pode incorporar problemas cotidianos dos conteúdos curriculares, não necessariamente relacionados com ênfase no ensino de programação de linguagens.

Biografia do Autor

Kheronn Khennedy Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando no Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da rede pública estadual do Paraná nas disciplinas de Matemática, Computação e Pensamento Computacional, além de atuação na formação continuada de professores como Assessor Pedagógico em Tecnologias Educacionais no Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz. Possui experiência como docente no ensino superior nos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Pedagogia. Experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software. Formado em Processamento de Dados pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Ourinhos - SP).

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Graduação em Letras - Anglo com as respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN de 2013-2017. Foi coordenadora adjunta do PPGEN de 2017 a 2019. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia - PPGECT (Doutorado Acadêmico), de Ponta Grossa-PR. Atua nas temáticas Multiletramentos, especialmente Letramentos Digitais, sobretudo com propostas que priorizem o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Foi bolsista produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária no período de 2019 a 2021.

Referências

AMORIM, L. dos S. O Scratch e o pensamento computacional: uma experiência vivenciada pelos graduandos de pedagogia do Uniceplac. Artigo (Graduação em Sistemas de Informação). UNICEPLAC, Brasília, 2020).

ANDRADE, T. M. Matemática Interligada: matrizes, sistemas lineares e Geometria Analítica. – 1ª ed. – São Paulo: Scipione, 2020.

BARCELOS, T. S.; SILVEIRA, I. F. Pensamento computacional e educação matemática: Relações para o ensino de computação na educação básica. In: XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XXXII CSBC. 2012. p. 23.

BBC Bitesize. Introdução ao pensamento computacional. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/bitesize. Acesso em: 27 de mai. de 2022.

BORGES, K.S.; NORONHA, F. P. T.; BACKES, L.. Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pipe. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 7, n. 1, p. 141-155, 2020.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BRACKMANN, C. P.; CAETANO, S. V. N.; SILVA, A. R. Pensamento Computacional Desplugado: ensino e avaliação na educação primária brasileira. RENOTE, v. 17, n. 3, p. 636-647, 2019.

BRASIL. Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio brasileiro, Brasília DF, 2017.

CHARÃO, A. F.; RITTER, F. Investigando Dificuldades em Recursos do Code.org: Aplicação do Método do Percurso Cognitivo ao Tutorial Artista da Hora do Código. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020).

CODE.ORG. Aprenda a ciência da computação. 2021. Disponível em: https://code.org/. Acesso em: 2 set 2021.

BOBSIN, R. da S. et al. O pensamento computacional presente na resolução de problemas investigativos de matemática na escola básica. In: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2020. p. 1473-1482.

ISTE, CSTA. Computational Thinking: leadership toolkit. 2020. Disponível em: https://cdn.iste.org/www-root/2020-10/ISTE_CT_Teacher_Resources_2ed.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.

KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Uso do ambiente code.org para ensino de programação no ensino fundamental i - uma experiência no desafio hora do código. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. Vol. 9, n. 1. jan./abr. 2019.

MARTINS, R.; REIS, R.; MARQUES, A. B. Inserção da programação no ensino fundamental: Uma análise do jogo Labirinto Clássico da Code. org através de um modelo de avaliação de jogos educacionais. In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2016. p. 121-130.

MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Grupo Almedina, 2021.

MESTRE, P. et al. Pensamento Computacional: Um estudo empírico sobre as questões de matemática do PISA. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1281.

LIMA, I. P. de; FERRETI, A. A. S. S. VASCONCELOS, A. D. Potencialidades do Scratch na Educação Básica. Revista ibero-americana de estudos em educação. vol. 16, n°2, 2021.

MARINHO, A, R. da S. et al. Potencialidades do Scratch na Educação Básica. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, WIE 2017.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Novo Ensino Médio Paranaense. 2022. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/nem. Acesso em: 5 de maio 2022.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. PROVA PARANÁ. Disponível em: http://www.provaparana.pr.gov.br . Acesso em: 15 de maio 2022.

SANTOS, Gilson Pedroso; MAFRA, José Ricardo Souza. O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional. REMATEC, v. 15, n. 35, p. 79-99, 2020.

SOUZA, F. et al. O desenvolvimento do Pensamento Computacional além do ensino em ciências exatas: uma revisão da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2019. p. 528.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Machado, K. K., & Dutra, A. (2022). Para além da programação: desenvolvimento do pensamento computacional nos conteúdos escolares. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 310–325. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254689

Edição

Seção

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos