Sulla rivista
Foco e Escopo
A Revista EM TEIA (ISSN 2177-9309) é um veículo de publicações científicas, incluindo artigos que apresentem pesquisas científicas concluídas ou ensaios nas áreas de Educação Matemática e de Tecnologias e Educação, assim como em áreas correlatas. Os trabalhos devem ser originais, que não tenham sido publicados em outro periódico.
São aceitos trabalhos redigidos em português e inglês.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise de componentes da comissão editorial da revista. Os artigos enviados são encaminhados a dois revisores para apreciação.
A distribuição dos artigos para avaliação pelos revisores é prerrogativa dos editores, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, a competência técnica específica dos membros consultores e a ausência de conflito de interesses.
Os artigos submetidos à publicação passarão pela avaliação de dois pareceristas em processo duplo cego. Em caso de divergência entre os pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador.
A revista Em Teia procede à avaliação por pares em duplo cego, podendo resultar em quatro situações:
- Aprovação (publicação conforme apresentado);
- Aprovação com revisões obrigatórias, a qual implica na checagem do material modificado (versão final) pelo editor e/ou, se julgado necessário, pelos revisores responsáveis pela análise inicial;
- Recusa com indicação para os autores submeterem novamente para uma nova rodada de avaliação, após a conclusão das correções solicitadas. Nesse caso o artigo deve ser submetido em um novo processo de avaliação.
- Recusa (reprovação para publicação).
A ‘aprovação com pequenas modificações’ implica a checagem do material modificado (versão final) pelo editor e/ou, se julgado necessário, pelos revisores responsáveis pela análise inicial. A indicação de ‘nova submissão após grandes modificações’ implica, se ressubmetido o artigo, o início de um novo processo de avaliação.
Os avaliadores têm acesso ao texto submetido sem identificação dos autores e as diretrizes para realizar a avaliação do artigo são as seguintes:
- O tema é relevante para a Educação Matemática ou Educação Tecnológica?
- Há clareza na formulação da questão/objetivo da pesquisa?
- A fundamentação teórica explicitada é compatível e adequada à questão de pesquisa?
- A revisão da literatura compreende pesquisas publicadas nos últimos cinco anos?
- O texto apresenta metodologia e procedimentos de pesquisa
descritos e claramente definidos? - Há coerência entre os objetivos, a análise de dados e os resultados apresentados?
- As conclusões refletem o que foi apresentado nos objetivos, na metodologia e nos resultados apresentados?
- O texto demonstra clareza, consistência, fluência, coesão, coerência e competências quanto à grafia das palavras, ao uso de sinais gráficos, à pontuação e às concordâncias.
Após a conclusão da avaliação, caberá aos editores registrar a decisão final e comunicá-la aos autores. Caso a decisão inclua revisões obrigatórias, será estipulado um novo prazo para o envio da versão final do artigo.
Periodicidade
A partir de 2025, a revista Em Teia adotou o sistema de publicação contínua, com o objetivo de agilizar a divulgação dos artigos. Os textos aprovados são publicados à medida que finalizam o processo editorial, compondo um único volume/número anual. O sumário completo é consolidado e publicado em dezembro de cada ano. Os números temáticos ou edições especiais serão publicadas em número separado.
Política de Acesso Livre
A revista Em Teia é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente e de forma imediata, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso Creative Commons utilizada pelo periódico.
Política editorial sobre ética
A revista Em Teia conduz suas atividades editoriais com base em padrões éticos nacionais e internacionais, conforme estabelecido pela Lei nº 14.874, de 28 de maio de 2024, adotando como definição de má conduta científica aquela formulada pelo Office of Research Integrity (ORI) — que compreende fabricação de dados, falsificação e plágio —, além das diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) para o tratamento de alegações ou suspeitas de má conduta em pesquisa. nos princípios do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [DOAJ]
Todos os manuscritos submetidos passam por uma etapa inicial de verificação de originalidade, utilizando a ferramenta Plagiarism Checker. Textos com índice de similaridade superior a 30%, incluindo autocitações, serão analisados pela equipe editorial, e os autores serão informados da decisão. A revista Em Teia não considera autoplágio a utilização de trechos derivados de dissertações de mestrado ou teses de doutorado.
Pesquisas envolvendo seres humanos ou animais devem estar acompanhadas do parecer favorável emitido por Comitê de Ética em Pesquisa ou de uma declaração dos autores afirmando que todos os procedimentos éticos foram seguidos em todas as etapas da investigação. Para agilizar o processo editorial, a declaração deverá ser enviada após a aprovação do artigo, juntamente com o comprovante de revisão de linguagem. Modelo da declaração de revisão em português e inglês.
Diretrizes para o uso de ferramentas de IA generativa
A política editorial da revista Em Teia, quanto ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na produção científica, toma como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.
O uso de IA generativa deve ser estritamente complementar à contribuição intelectual dos autores, que deve corresponder a, no mínimo, 70% do conteúdo final do manuscrito. Os autores são integralmente responsáveis pela originalidade, precisão e integridade do conteúdo submetido. Ferramentas de IA generativa devem ser utilizadas apenas como apoio técnico, não sendo consideradas fontes primárias de ideias, argumentos ou resultados. Cabe aos autores verificarem cuidadosamente a veracidade e a coerência de qualquer conteúdo gerado com o auxílio de IA, levando em consideração suas limitações técnicas e possíveis vieses. No caso de uso de ferramentas de IA generativa, os autores deverão anexar uma declaração informando o nome e a versão da ferramenta utilizada; a finalidade do uso (ex.: revisão gramatical, organização textual, elaboração de resumos etc.); a estimativa percentual do conteúdo gerado ou modificado pela ferramenta. Modelo da declaração em português e inglês.