Metodologias ativas no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.252081Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Metodologias Ativas, Redes Digitais, Ensino Remoto Emergencial.Resumo
Em decorrência da emergência de saúde global provocada pela nova pandemia de covid 19 no ano de 2020 variados tipos de atividades presenciais no mundo inteiro foram suspensas, com exceção das essências, visando a redução da disseminação da doença. No Brasil, no campo da educação, às novas circunstâncias de trabalho tornaram-se um grande desafio para os professores e estudantes da Educação Básica e Educação Superior. As ferramentas virtuais que antes eram utilizadas como suporte complementar ao processo de aprendizado, tornaram-se rotina no meio da educação e hoje o ciberespaço e a sala de aula virtual são os principais ambientes de ensino-aprendizagem, de encontro e de socialização. Logo, esta pesquisa buscou verificar como os professores e estudantes têm percebido e utilizado as metodologias ativas com uso de redes digitais para construção do conhecimento no ensino remoto emergencial. A caracterização desta pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu por meio da aplicação de dois formulários online a 19 professores atuantes da Educação Básica e 30 estudantes matriculados na Educação Básica e Ensino Superior que tiveram experiências com o ensino remoto emergencial. Constatou-se problemas decorrentes do ERE, entre os mais relatados pelos alunos e professores estão falta de equipamento de qualidade com conexão a internet e dinâmica de interação em sala de aula. A experiência desse trabalho foi bastante rica por registrar a percepção e vivência dos discentes e docentes e provocar uma discussão sobre o uso de metodologias ativas no ERE.
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