Metodologias ativas no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.252081

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Metodologias Ativas, Redes Digitais, Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

Em decorrência da emergência de saúde global provocada pela nova pandemia de covid 19 no ano de 2020 variados tipos de atividades presenciais no mundo inteiro foram suspensas, com exceção das essências, visando a redução da disseminação da doença. No Brasil, no campo da educação, às novas circunstâncias de trabalho tornaram-se um grande desafio para os professores e estudantes da Educação Básica e Educação Superior. As ferramentas virtuais que antes eram utilizadas como suporte complementar ao processo de aprendizado, tornaram-se rotina no meio da educação e hoje o ciberespaço e a sala de aula virtual são os principais ambientes de ensino-aprendizagem, de encontro e de socialização. Logo, esta pesquisa buscou verificar como os professores e estudantes têm percebido e utilizado as metodologias ativas com uso de redes digitais para construção do conhecimento no ensino remoto emergencial. A caracterização desta pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu por meio da aplicação de dois formulários online a 19 professores atuantes da Educação Básica e 30 estudantes matriculados na Educação Básica e Ensino Superior que tiveram experiências com o ensino remoto emergencial. Constatou-se problemas decorrentes do ERE, entre os mais relatados pelos alunos e professores estão falta de equipamento de qualidade com conexão a internet e dinâmica de interação em sala de aula. A experiência desse trabalho foi bastante rica por registrar a percepção e vivência dos discentes e docentes e provocar uma discussão sobre o uso de metodologias ativas no ERE.

Biografia do Autor

Telmo Alexandre do Monte Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como colaborador no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP) e no Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI). Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica(BIC-FACEPE). Pesquisa Metodologias Ativas e práticas pedagógicas inovadoras que envolvem o estudo da interdisciplinaridade e transdiciplinaridade. Também é Produtor Cultural, possuí experiências com Educação Popular e atualmente trabalha com projetos socioculturais.

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal - Canadá. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - Nível 2. Avaliador do BASis/MEC. Coordenador Geral da UAB no âmbito da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador (da UFC/ Faculdade de Educação). Membro e Pesquisador da Rede Interregional sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Pesquisador colaborador do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE) da Universidade de Montréal, Canadá. Editor geral e Membro de corpo Editorial da Revista de Geografia (Recife) e da Revista Ensino de Geografia (Recife) da UFPE. Atua principalmente nos temas: Tecnologias Digitais e Ensino; Educação a Distância (EAD); Pedagogia e Docência Universitária; Formação de Professores; Inovação Pedagógica e Cultura Escolar; Didática e Metodologias Ativas; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Epistemologia Científica com ênfase na Ciência Geográfica.

Referências

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

do Monte Júnior, T. A., & Silva dos Santos, F. K. (2021). Metodologias ativas no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em Geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(3), 337–356. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.252081