Über die Zeitschrift

Foco e Escopo

Surgida como iniciativa de extensão universitária – ainda em 1962, com Paulo Freire –, e como publicação vinculada não a um curso ou departamento específico, mas ao todo de uma instituição universitária – a UFPE –, a Estudos Universitários traz como uma de suas marcas distintivas a multiplicidade de registros de linguagem. A revista, que tem caráter inter/multidisciplinar, publica tanto estudos (artigos acadêmico-científicos referenciais em suas respectivas áreas de origem) quanto ensaios ou relatos de experiência profissional, por exemplo, textos passíveis de mais explicitamente promover os fatos do conhecimento como fatos da cultura e da sociedade em geral – para além de resenhas, entrevistas, traduções, contos e poemas. Sob a pluralidade de suas seções, um objetivo norteador persiste: manter claros os vínculos entre relevância acadêmica, relevância cultural e transformação social, e assim difundir e atualizar, número a número, ante a sociedade, o sentido do empreendimento universitário, constitua este a UFPE individualmente ou a universidade em sentido amplo.

O público-alvo do periódico é a comunidade acadêmica em geral, interna e externa à UFPE, e também o público não universitário interessado em cultura.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista adota o sistema de avaliação blind-review (duplo-cego) para os estudos (artigos acadêmico-científicos originais ou de revisão), ensaios, relatos de experiência e resenhas. Os trabalhos, enviados de acordo com as normas, serão submetidos à avaliação de dois pareceristas ad hoc.

A seleção e a avaliação de entrevistas, contos, poemas e traduções são de responsabilidade dos editores e do conselho editorial.

Em cada número, poderão ser publicados textos de autores convidados, referenciais em suas respectivas áreas de atuação.

Periodicidade

Fluxo contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

O periódico é mantido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco - Proext/UFPE.

Fontes de Apoio

A Estudos Universitários recebe apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), órgãos da Universidade Federal de Pernambuco.

Histórico do periódico

Surgida como iniciativa de extensão universitária – ainda em 1962, com Paulo Freire –, e como publicação vinculada não a um curso ou departamento específico, mas ao todo de uma instituição universitária – a UFPE –, a Estudos Universitários traz como uma de suas marcas distintivas a multiplicidade de registros de linguagem. A revista, que tem caráter inter/multidisciplinar, publica tanto estudos (artigos científicos referenciais em suas respectivas áreas de origem) quanto ensaios ou relatos de experiência profissional, por exemplo, textos passíveis de mais explicitamente promover os fatos do conhecimento como fatos da cultura e da sociedade em geral – para além de resenhas, entrevistas, traduções, contos e poemas. Sob a pluralidade de suas seções, um objetivo norteador persiste: manter claros os vínculos entre relevância acadêmica, relevância cultural e transformação social, e assim difundir e atualizar, número a número, ante a sociedade, o sentido do empreendimento universitário, constitua este a UFPE individualmente ou a universidade em sentido amplo.