Beitragseinreichung

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Checkliste für Beitragseinreichungen

Als Teil des Einreichungsverfahren werden die Autor/innen gebeten, anhand der Checkliste für Beiträge die Übereinstimmung ihres Beitrags Punkt für Punkt mit den angegebenen Vorgaben abzugleichen. Beiträge können an Autor/innen, die die Richtlinien nicht befolgen, zurückgegeben werden.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação por pares (estudos; ensaios; relatos de experência; resenhas etc.), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O tema do trabalho tem relação com a chamada em aberto para publicação na Revista.
  • O/A autor/a principal do trabalho possui o título de doutorado (não se aplica aos gêneros artístico-literários).
  • Os números ORCID de todos os autores do trabalho foram informados no ato da submissão.
  • Caso o trabalho seja aceito para publicação, autorizo a Pró-Reitoria de Extensão da UFPE, responsável pela revista, a publicar de forma gratuita a íntegra do trabalho (ou versão editada) em outras plataformas multissemióticas, como Google Books e Spotify - neste último caso na forma de podcast/audiotexto.

Richtlinien für Autor/innen

1. Os trabalhos submetidos a Estudos Universitários devem ser enviados eletronicamente pelo endereço: 
 
2. Todos os autores e coautores precisam informar o número ORCID no ato da submisão do original. Trabalhos cujos autores não possuem ORCID não serão avaliados. Para inserção do ORCID na plataforma, deve ser retirado o "s" do https do endereço ORCID. Caso ainda não possua numero ORCID, favor obtê-lo através do endereço https://orcid.org/
 
3. A revista Estudos Universitários publica um volume por ano.
 
4. Os textos são recebidos em fluxo contínuo, mas com datas limites para a publicação em cada número.
 
5. A Revista publica os seguintes gêneros: estudos (artigos acadêmico-científicos originais ou de revisão); ensaios; relatos de experiência profissional; resenhas; entrevistas; matérias; contos; crônicas, poemas e traduções.
 
6. Os estudos (artigos originais ou de revisão) constituem uma seção fixa em cada número; podem tratar de temas diversos relativos ao escopo geral do periódico ou podem compor dossiês temáticos, de acordo com as chamadas.
 
7. A Revista recebe, para as seções de estudos, ensaios, relatos de experiência profissional resenhas, avaliados por pares, trabalhos individuais de doutores ou em coautoria. Para os trabalhos em coautoria, o autor principal precisa ter o título de doutorado.
 
8. Para os gêneros artístico-literários, não há exigência de titulação mínima dos autores.
 
9. A publicação dos diversos gêneros textuais de interesse da Revista fica condicionada ao desenho editorial de cada número, expresso nas chamadas.
 
10. Os textos enviados pelos autores devem ser inéditos, com exceção de republicações especiais. 
 
11. Em cada número, poderão ser publicados textos de autores convidados, referenciais em suas respectivas áreas de atuação.
 
12. A Revista adota o sistema de avaliação duplo-cego para os textos submetidos em cada chamada.
 
13. Os textos deverão ter entre 14 a 20 páginas, no caso dos estudos; entre 12 a 15 páginas, no caso dos ensaios e relatos de experiência; entre 4 a 5 páginas, no caso das resenhas; e entre 6 a 8 páginas, no caso das matérias e dos gêneros artístico-literários.
 
14. O autor deverá submeter duas versões de seu texto. Uma delas destinada à avaliação pelos pares, sem qualquer identificação de autoria (documento original), e outra, identificada, para publicação no caso de o trabalho ser aprovado (documento suplementar). Ambas as versões devem seguir a formatação descrita a seguir:
 
     a. Tipo de arquivo: formato “.doc”, gerado pelo programa Microsoft Office Word ou similar.
     b. Configurações gerais: tamanho de página A4 (210 x 297 mm); margens 2,5; espaçamento entre linhas de 1,5; fonte Times New Roman (corpo 12); recuo de 1cm no início do parágrafo; recuo de 4cm nas citações; uso de itálico para termos estrangeiros, títulos de livros e periódicos e para termos em destaque. Títulos de seções e subseções devem usar Times New Roman, corpo 12, negrito.
     c. Título: centralizado, fonte Times New Roman, corpo 16, negrito. O título dos trabalhos escritos em língua portuguesa deverá ser procedido pela tradução para o inglês, com a mesma formatação do título. No caso de trabalhos escritos em língua estrangeira, a tradução do título deverá ser em português.
     d. Autor: Fonte Times New Roman, corpo 14. Na versão identificada do trabalho, os nomes dos autores deverão constar duas linhas abaixo do título, alinhados à direita, seguido pela sigla da instituição a que está vinculado o autor do texto, profissão e titulação máxima.
     e. Resumo e Abstract: Deve ter, no máximo, 250 palavras e ser escrito duas linhas abaixo do nome do autor, fonte Times New Roman, corpo 11, espaçamento entre linhas simples, e com recuo de 2 cm à esquerda e à direita. O resumo deverá ser seguido pela sua tradução, em inglês, no caso de textos escritos em português. Para os textos em língua estrangeira, o resumo na língua estrangeira deverá ser procedido pelo resumo em língua portuguesa.
     f. Palavras-chave e Keywords: Entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, devem constar na linha abaixo do Resumo; o mesmo deve ocorrer com as Keywords referentes ao Abstract.
     g. Texto: fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5.
     h. Citações com mais de três linhas: Devem seguir o formato abaixo:
 
Estilo Revista Estudos Universitários. Recuo de 4 cm à esquerda, sem aspas, sem itálico. Fonte Times New Roman, corpo 11, espaçamento entre linhas simples. As citações em língua estrangeira devem oferecer a tradução em nota de rodapé. A referência deve vir em seguida. Em caso de pessoa física, apenas a primeira letra do nome é maiúscula (Rufino, 2020, p. 15) enquanto pessoas jurídicas podem ser tanto o nome completo com a primeira letra maiúscula quanto apenas a sigla toda em maiúscula (IBGE, 2020, p. 15).
 
Obs. – Se houver destaques nas citações, grafar apenas o destaque em itálico (ou respeitando o uso gráfico do original, quando for o caso) e informar entre parênteses, após a numeração da página se o destaque é seu ou do texto original da citação. Por exemplo:
 
Estilo Revista Estudos Universitários. Estilo Revista Estudos Universitários. Estilo Revista Estudos Universitários. Estilo Revista Estudos Universitários. Estilo Revista Estudos Universitários. Estilo Revista Estudos Universitários.  (Revista, 2020, p. 15, grifos do autor).
 
     i. Citações com até 3 linhas: Devem ser indicadas de acordo com o NBR 10520/ ABNT, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex.: Revista, 2020, p. 12-26).
     j. Notas explicativas: Devem estar restritas ao mínimo indispensável e deverão ser apresentadas no rodapé da página. As notas não devem ser usadas para referência bibliográfica. Estas devem ser feitas no corpo do trabalho.
     k. Referências: Devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023 / ABNT e listadas no final do texto em ordem alfabética. Somente devem ser relacionados nas referências os documentos citados ao longo do trabalho. 
     l. Gráficos e Tabelas: Devem aparecer no espaço destinado a eles pelo autor, em harmonia com o texto ao qual faz alusão. Devem estar precedidos de título (fonte Times New Roman, corpo 12) e sucedidos pela palavra “Fonte”, indicando a autoria no sistema autor-data (usar fonte Times New Roman, corpo 11).
     m. Imagens e Ilustrações: Deverão ter a qualidade mínima de 300 dpi. Elas deverão ser identificadas com título ou legenda e designadas, no texto, como figura (Figura 1, Figura 2 etc.) e dispostas no corpo do texto. Devem também ser sucedidas pela palavra “Fonte”, indicando autoria. Usar a mesma formatação de fonte dos gráficos e tabelas. Imagens com direitos autorais de terceiros devem ser usadas com a permissão dos seus respectivos autores ou detentores. No caso de fotografias, os autores devem apresentar declaração indicando a autorização do uso de imagem de todos os fotografados cujos rostos apareçam ou borrar sua identificação.
     n. Anexos ou Apêndices: Só devem ser incluídos quando forem imprescindíveis à discussão empreendida. Devem ser colocados após as referências, precedidos da palavra “Anexo” ou “Apêndice”.
 
15. Os textos que não obedecerem às normas não serão submetidos à análise.
 
16. Os originais não serão devolvidos aos autores.
 
17. Uma vez aceitos, os textos passarão por revisão gramatical, adaptação às normas da ABNT e análise de coesão e coerência, estando sujeitos a ajustes de forma e conteúdo por parte da Equipe Editorial da EUs.

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