Modernismo “emparedado”: curadoria como embate de representações a partir do Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2022.254641

Palavras-chave:

curadoria, arte contemporânea, representações identitárias, modernismo, “Nordestinidade”

Resumo

A curadoria de arte, por meio do evento exposição e do arranjo temporário de obras, pode questionar cânones e narrativas hegemônicas, estratégia essa empregada para tensionar e questionar processos que inventam e reproduzem representações identitárias, muitas delas vinculadas à “brasilidade” imaginada pelo modernismo paulista. Parte dessas representações foram produzidas a partir de determinadas alteridades relacionadas aos diferentes regionalismos, entre eles certa “nordestinidade”, as quais foram operadas sobretudo enquanto objeto de representação. Partindo de um caso emblemático de curadoria, no qual obras canônicas do nosso modernismo são confrontadas com produções contemporâneas produzidas por artistas negros e mestiços localizados fora do eixo hegemônico do Sudeste do país, propomos discutir como uma série de exposições realizadas por curadores nordestinos nas últimas duas décadas têm questionado representações identitárias sobre “nordestinidade” e seu uso enquanto construção de “autenticidade” para a “brasilidade”. Essas curadorias lidam com tensões referentes à distribuição de poder, que legitima certas narrativas em detrimento de outras, e com a dimensão ética da curadoria ao equacionar representação e representatividade.

Biografia do Autor

Pedro Ernesto Freitas Lima, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Professor colaborador da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), no curso de licenciatura em artes visuais. Doutor em Artes, com ênfase em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV / VIS / IdA / UnB) (2020), Mestre em Artes pelo mesmo programa (2016). Possui bacharelado em Desenho Industrial e habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto pela Universidade de Brasília (2011). Atua no Ensino e Pesquisa em Teoria e História da Arte com ênfase em arte contemporânea, história da arte, curadoria, exposições, a partir de perspectiva interdisciplinar com políticas culturais, sociologia da arte, história da cultura e museologia. Integra os grupos de pesquisa História da Arte: modos de ver, exibir e compreender (UnB, Unicamp, UFRJ, UFRGS, UERJ e UFBA) e Musealização da Arte: Poéticas em Narrativas (UFMA, UFMG, UnB, UNESPAR e UFSC). Atuou como professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) (2016-2017). Participa de eventos científicos e tem publicações em anais e periódicos especializados desde 2014. Também atua em projetos de design gráfico e ilustração.

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Publicado

25.11.2022

Como Citar

Lima, P. E. F. (2022). Modernismo “emparedado”: curadoria como embate de representações a partir do Nordeste. Estudos Universitários, 39(2), 57–78. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2022.254641