Sobre a Revista
Foco e Escopo
A REVISTA BRASILEIRA INTERDISCIPLINAR DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE é um periódico on-line (livre acesso) de publicação continuada que objetiva divulgar a produção do conhecimento gerado por pesquisadores vinculados a Saúde, mas não limitados a esta área, como Medicina, Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social, Saúde Coletiva, Física Médica e áreas afins, com visão na abordagem multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar e enfoque na promoção, prevenção, tratamento, reabilitação no processo saúde-doença e proteção à vida, tanto no âmbito individual quanto coletivo. A revista tem como prioridade valorizar as pesquisas científicas oriundas dos Programas de Residência em Saúde, sendo mais um meio de comunicação disponível para tornar pública essas produções científicas. A revista aceitará artigos originais, revisão da literatura, relatos ou séries de casos, relatos de experiência, artigos de reflexão ou ensaios e opiniões.
Missão: Promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, voltando-se para a divulgação de saberes na área das ciências da saúde, prioritariamente oriundos dos Programas de Residência em Saúde.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde, como Medicina, Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social, Saúde Coletiva, Física Médica e áreas afins.
Processo de Avaliação pelos Pares
A primeira etapa de avaliação é a seleção dos artigos pelo Conselho Editorial segundo critérios estabelecidos pela Revista. Uma vez que esse Conselho compreende que o manuscrito atende ao escopo da revista e que os documentos mínimos necessários foram submetidos, o manuscrito seguirá para um dos Editores Associados, que encaminhará o material para dois avaliadores internos ou externos. A avaliação será duplo-cego, e os avaliadores terão até sete dias para aceitar o convite de revisão e, caso concordem, terão mais vinte e um dias para submeter seu parecer. Os avaliadores podem orientar: recusa do manuscrito; aceite após amplas modificações; aceite após pequenas modificações; aceite sem modificações. Havendo discrepância entre as avaliações, um terceiro avaliador pode ser convidado. Os avaliadores podem sugerir que outro profissional avalie o manuscrito (por exemplo, um estatístico). Os editores coordenam as informações entre os autores e os revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos revisores. Sendo o manuscrito aceito com necessidade de modificações, os autores terão 21 dias de prazo para submeter o manuscrito com as alterações sugeridas, além de uma carta resposta ao editor, esclarecendo quais os pontos foram ajustados e o motivo do não ajuste de outros de forma fundamentada (se necessário, incluir referência bibliográfica). Os artigos aprovados poderão sofrer pequenas revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento, sem alterar, contudo, o seu conteúdo. As modificações realizadas serão sinalizadas para os autores, para aprovação da versão final. Caso o texto exija muitas alterações, o editor recomendará a devolução do artigo aos autores para as devidas adequações. Quando recusados, os artigos são acompanhados por justificativa do editor e poderão ser submetidos novamente para edições posteriores, porém numa nova submissão. Os artigos submetidos à revista serão processados gratuitamente para os autores.
Periodicidade
Contínua, publicada em volumes anuais, sem a numeração de fascículos; por conseguinte, os artigos serão publicados conforme forem aprovados, revisados e traduzidos.
Política de Acesso Livre
Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Fontes de Apoio
- Pro-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (Propg/UFPE)
Histórico do periódico
A Revista Brasileira Interdisciplinar de Residências em Saúde (Birs) iniciou suas atividades, no ano de 2021, fruto do trabalho em equipe de professores(ras) da área da Saúde de diferentes universidades do Brasil, visando a divulgação das pesquisas científicas oriundas dos Programas de Residência em Saúde.
É depositada em portal eletrônico sob o domínio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de onde se destinam as editoras-chefe.
A Revista tem como público-alvo: pesquisadores/ras e estudantes que investigam na área de Saúde.
The Revista Brasileira Interdisciplinar de Residências em Saúde began in 2021, as a result of the work of a team of professors in the area of Health from different universities in Brazil, aimed at disseminating scientific research from the Residency in Health Programs.
It is deposited on an electronic portal under the domain of the Federal University of Pernambuco, where the editors-in-chief are sent.
The journal's target audience is: researchers and students who investigate in the field of Health.
La Revista Brasileira Interdisciplinar de Residências em Saúde se inició en 2021, como resultado del trabajo de un equipo de profesores en el área de Salud de diferentes universidades de Brasil, con el objetivo de difundir la investigación científica de la Residencia en Programas de Salud.
Se deposita en un portal electrónico bajo el dominio de la Universidad Federal de Pernambuco, donde se envían los editores en jefe.
El público objetivo de la revista son: investigadores y estudiantes que investigan en el campo de la Salud.