Processo de profissionalização docente: o contexto das práticas

Autores

  • Carla Patrícia Acioli Lins Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

processo de profissionalização docente, profissionalidade, profissionalismo, práticas

Resumo

Os estudos sobre docência no Brasil discutem os efeitos das políticas educacionais neoliberais sobre a profissionalização do professorado. Estes assinalam precarização e flexibilização do trabalho docente e desenvolvimento de uma cultura performativa como traços resultantes da política educacional neoliberal. Reconhecemos que as reformas do Estado brasileiro se desdobram em políticas pautadas no gerencialismo. Defendemos, entretanto, que para compreender processos de (des) profissionalização do professorado importa considerar como tais processos se apresentam na prática docente e na dinâmica escolar. Neste texto, propomos refletir o processo de profissionalização do professor, deslocando a reflexão ancorada nas políticas educacionais para uma análise da docência a partir da sociologia das profissões. O exame das práticas dos professores destaca que planejar, desenvolver a aula, avaliar e mobilizar aprendizagens integram um único processo, racional e complexo, que compõe sua expertise, sendo a delimitação da atividade e definição da expertise importantes para a profissionalização docente.

Biografia do Autor

Carla Patrícia Acioli Lins, Universidade Federal de Pernambuco

Carla Acioli Lins – Tem doutorado em Sociologia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco - Núcleo de Formação Docente – Campus Agreste. Tem desenvolvido pesquisa sobre formação e profissionalização docente.

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