Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Categorias para submissão dos Trabalhos Os trabalhos devem ser submetidos de acordo com 03 (três) categorias: (1) Pesquisa em Ensino de Ciências; (2) Relato de Experiência e (3) Produção de Material Didático.

  • Normas para submissão do artigo:  o texto deve conter resumo, abstract, entre 03 e 05 palavras-chave, introdução (justificativa, problematização e objetivos), referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências. O artigo deverá conter entre 05 a 15 páginas, excetuando-se as referências bibliográficas. 

     

  • Título: Revista Vivências em Ensino de Ciências Características Gerais: I. Trilíngue: Português. Inglês e Espanhol II. Acesso aberto III. 2 edições anuais – Julho e Dezembro IV. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER/OJS V. Padrão ABNT Escopo: A revista Vivências em Ensino de Ciências é mantida pelo Grupo de Estudo em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias , dedicada divulgar  resenhas de livros, artigos científicos, relatórios de estágio e de residência docente, resenhas e relatos de experiência relacionados à Ensino de Ciências. • Políticas de Seção 1. Apresentação 2. Nota do editor 3. Editorial 4. Artigos (Artigos científicos, relatos de experiência, ensaios, revisões bibliográficas e documentais…) 5. Resenhas (resenha de livros, ou resenhas críticas…) 6. Documentos (Reservado para a equipe editorial ou aberto) 7. Entrevistas (Entrevistas com pesquisadores, autores… realizadas pela equipe editorial ou enviada para a equipe “igual” os artigos) 8. Traduções (com autorização de autores originais ou realizadas pelos próprios autores) 9. Divulgação (de livros, materiais didáticos, software e aplicativos livres, e eventos na área)



  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

Os trabalhos deverão ser submetidos na condição de artigo completo. 

Os trabalhos devem estar relacionados com as seguintes áreas:

Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos; Formação de professores de ciências, bem como seus programas e políticas, desenvolvimento profissional, práticas e saberes docentes; Educação científica em espaços não escolares, relações entre comunicação e educação científica, museus e centros de ciências; Metodologias de ensino, recursos, mídias e tecnologias para a educação em ciências; Metodologias Ativas e Inovadoras nas Ciências da Natureza; Arte e educação em ciências; Relações entre educação em ciências e temas transversais, tais como ambiente, sustentabilidade, ética e saúde; Alfabetização científica, abordagens CTS e CTSA; Discussões sobre Natureza da Ciência e História da Ciência na educação em ciências; Educação em ciências na escola, currículo, avaliação, disciplinas e culturas locais; Relações entre educação em ciências e temas como inclusão, gênero, raça, etnia, religião, classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais; Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências.

Atualmente, está classificada como B3 no QUALIS CAPES (2017-2020).

Regras para Submissão de Artigo

Elementos Pré-textuais:

  • O artigo poderá ter até 4 autores;
  • Título Centralizado com até 20 palavras;
  • Se enviado o resumo em inglês ou espanhol, é obrigatório a tradução do título;
  • Fonte: Time New Roman;
  • Resumo em português (obrigatório);
  • Resumo espanhol ou inglês (opcional);
  • Com 3 a 5 palavras-chaves separadas por ponto;
  • Nome de cada autor com o último grau adquirido (doutor em filosofia, por exemplo);
  • Resumo deverá ser redigido em fonte tamanho 12 com espaçamento entrelinhas; simples e justificado contendo de 100 a 250 palavras;
  • Qualquer dúvida consultar as NBRs 14724/2011 e 6028/2021.

 Elementos textuais:

  • De 5 até 15 páginas escritas;
  • Fonte: Times New Roman em tamanho 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5, com texto justificado e recuo de 1.25 cm no início de cada parágrafo, exceto para as citações diretas com mais três linhas deverão estar em fonte tamanho 10, espaçamento simples e destacadas com recuo de 4 cm e citações diretas com menos de três linhas deverá ser incorporada ao texto e vir entre aspas. Consultar NBR 10520/2023;
  • Será permitido uso de até 2 subseções por seção. Será obrigatório o uso do sistema Autor-Data e o uso das notas de rodapé apenas para as explicativas em fonte 10 com no máximo 3 linhas;
  • O uso dos destaques tipográficos devem ser utilizados com parcimônia e sinalizado se o grifo foi feito pelo autor ou da citação da seguinte maneira: grifo nosso ou grifo do autor, respectivamente.

Elementos pós-textuais:

  • Fonte: Time New Roman, tamanho 12;
  • Até duas páginas de referências, onde deve constar somente as referências citadas de acordo com NBR 6023/2018;
  • Com um espaço de uma linha entre elas e alinhadas a esquerda.

Template inicial: download aqui

Artigos Completos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.