A educação superior brasileira em novas configurações

Autores

  • Luiza Olivia Lacerda RAMOS Universidade do Recôncavo da Bahia
  • Rosilda Arruda FERREIRA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v2i3.237377

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as novas configurações da educação superior brasileira, sobretudo a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Para tanto, aborda-se em primeiro lugar e, abreviadamente, os contributos e as influências dos primeiros modelos de educação superior, a partir da revisão de literatura relativa à questão. Em seguida, apresentam-se as características do sistema de ensino superior brasileiro pós LDB desde a sua classificação, organização e estrutura, destacando os avanços e recuos decorrentes. Num terceiro tópico, são abordadas as novas configurações da educação superior sob o ponto de vista da base legal que regulamenta suas práticas. Neste contexto, faz-se um recorte especial para o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, que se constitui na manifestação mais claras do reordenamento desse nível de ensino, analisando-se um dos seus efeitos representativos: a implantação de um novo modelo de cursos de graduação em universidades federais, denominados bacharelados interdisciplinares.
Educação Superior Brasileira. Sistema de Ensino Superior Brasileiro. Bacharelado Interdisciplinar.

Brazilian university in new configurations

Biografia do Autor

Luiza Olivia Lacerda RAMOS, Universidade do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação, professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB luizaramos.ufrb@gmail.com) 

Rosilda Arruda FERREIRA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação, professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB rosildaarruda@gmail.com

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