A contribuição da Logosofia para a docência na Educação Física

Autores

  • Gabrielle Batista Dias Instituto Federal Minas Gerais
  • Nilza Fátima Virgem Ferreira Instituto Federal Minas Gerais
  • Ronan Daré Tocafundo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v5i9.243601

Palavras-chave:

Docência, Professor, Educação, Logosofia, Educação Física

Resumo

A Pedagogia Logosófica é fundamentada pela busca do conhecimento de si mesmo. Dotado dessa ideia, buscou-se como essa Pedagogia pode contribuir para superar possíveis desafios da docência no século XXI. Considerando a Educação Física como uma profissão recentemente regulamentada, experiências docentes desse setor tornam-se um campo experimental excelente para destacar grandes desafios de superação e reconhecimento dentro da escola. O objetivo deste estudo foi conhecer a atuação do professor de Educação Física dentro do Sistema Logosófico. Aplicando um questionário aos Professores de Educação Física do Sistema Logosófico de Educação, analisando e tabulando, obteve-se resultados que indicam que os Professores consideram o conhecimento e o estudo da Logosofia como auxiliador fundamental na boa condução das aulas.

Biografia do Autor

Gabrielle Batista Dias, Instituto Federal Minas Gerais

Pós-graduanda em Docência na Educação Básica no IFMG. Professora de Educação Física. Professora de Ginástica Artística na Educação Básica.

Nilza Fátima Virgem Ferreira, Instituto Federal Minas Gerais

Pós-graduanda em Docência na Educação Básica no IFMG. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Graduação em Geografia pelo Instituto Federal Minas Gerais (IFMG).

Ronan Daré Tocafundo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Professor no Programa de Mestrado Profissional - PROFEPT. Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (financiado pela CAPES) PIBID, Área: Física, IFMG/Congonhas.

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Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo