APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v2i3.8688

Resumo

Em seu terceiro número, a revista Interritórios, periódico da área de Educação, traz algumas questões que, ao longo dos tempos,  demandaram respostas de pesquisadores das Ciências Humanas. Com os temas, vieram, a reboque, os dilemas, as angústias e as delícias de pensar-se o sujeito. Como não poderia deixar de ser, o conhecimento é o epicentro e dele emana o insistente desejo que captura os cientistas, desde sempre.

Biografia do Autor

Edna Cristina do PRADO, Universidade Federal de Alagoas UFAL

Pós-doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; (IE/UL); doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestrado em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ambos na área de políticas públicas para a EJA; especialização em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Tutoria em EaD pelo Senac de Curitiba; especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA); licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (UNIABC); licenciatura em Letras e bacharelado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP); bacharelado em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau (FMN). Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no curso de Pedagogia e nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE. Líder do Grupo do Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional - GAE do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/CNPq). Diretora da Seção Estadual da Anpae Alagoas biênios 2011-2013/2013-2015. Tem experiência em docência e na gestão da educação básica e ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, ensino superior, educação jurídica e avaliação de políticas públicas.

Janssen Felipe da SILVA, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste

Pedagogo pela Faculdade de Filosofia do Recife (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado I do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE no Curso de licenciatura em Pedagogia e no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) na Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica e Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA na Linha de Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem. Membro do Conselho Gestor do Instituto de Estudos da América Latina (IAL) - UFPE. Editor Responsável da Revista Interritórios - UFPE. Membro do Nufope (Núcleo de Formação Pedagógica dos Professores Universitários da UFPE). Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (Nupefec) do CAA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos; b) Laboratório de Estudos Antropológicos (vice líder); c) Formação de Professor e Profissionalização Docente do CE-UFPE. Coordena o Grupo de Estudo Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Orienta pesquisa na Área de Educação, focando o Currículo no trato da Educação das Relações Étnico-Raciais nos Territórios Campesinos, tendo como Abordagens Teórico-Metodológicas os Estudos Pós-Coloniais e a Teoria da Complexidade.

Anna Rita SARTORE, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).Licenciada em em Ciências Físicas e Biológicas e em Pedagogia, tem especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Atualmente é professor do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco. Tutora do Programa de Educação Tutorial, PET/MEC/SESu/DIFES. Pesquisa temas em Educação, com ênfase para Formação de Professores, Tecnologias e Ciências e Relações entre Psicanálise e Educação

Downloads

Publicado

2016-12-20