Notas sobre educação popular a partir da pesquisa com recicladoras e recicladores

Vinícius Lima Lousada

Resumo


Procurei nomear este artigo de “notas” porque pretendo trazer à baila algumas das minhas anotações a respeito das aprendizagens efetivadas com recicladoras e recicladores da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta (Galpão), em Porto Alegre/RS. Ressalto a palavra “recicladora” no feminino e no plural, como também, à frente na ordem da palavra “reciclador” não por mero jogo de palavras ou simples gentileza. Trata-se de uma tentativa sincera, embora reconhecidamente tímida, de homenagear essas mulheres que tenho acompanhado como educador e pesquisador.

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Em campo aberto: escritos sobre educação e cultura popular. São Paulo: Cortez, 1995.

DUSSEL, Enrique. Para uma Ética da Libertação Latino-americana (vol. III). São Paulo: Loyola, 1977.

____. Método para uma filosofia da libertação: superação analética da dialética hegeliana. Tradução de Jandir João Zanotelli. São Paulo: Loyola, 1986.

____.. Filosofia da Libertação. Petrópolis: Vozes, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

____.. Pedagogia do oprimido. 36. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

____. Pedagogia da tolerância. Organização e notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

____.. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

STRECK, Danilo. Redin, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MÉSZÁROS, Istiván. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 8. ed. Edições Afrontamento. Portugal: Porto, 1996

ZIMMERMAN, Roque. América Latina – o não ser: uma abordagem filosófica a partir de Enrique Dussel. São Paulo: Vozes, 1987.

ZITKOSKI, Jaime José. Horizontes da Refundamentação em Educação Popular: um diálogo entre Freire e Habermas. Frederico Westphalen: EDURI, 2000.

____ Educação popular e pós-modernidade: um olhar em tempos de incerteza. São Leopoldo/RS: Unisinos - Cadernos IHU. Ano 25. n. 21, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Interritórios - ISSN: 2525-7668