Percursos das transformações da teoria e da validação do conhecimento nas ciências humanas: do falsificacionismo de Popper à teoria de valor de Rickert

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda

Resumo


O presente artigo tem como finalidade, de forma geral, retratar alguns aspectos do debate epistemológico sobre as condições de validade na produção do conhecimento científico para as ciências humanas via questões que dizem respeito às ciências nomotéticas e sobre as ciências ideográficas. Busca-se a) mapear os percursos assumidos na construção desses dois campos de saber relacionando-os às implicações das tradições empirista e racionalista; b) problematizar a relação entre o sujeito e o objeto da pesquisa; e c) sublinhar-se-á os aspectos que a teoria do conhecimento assumiu dentro do falsificacionismo de Popper e da teoria do valor de Rickert na construção do campo de conhecimento das ciências humanas.

Paths of the transformations of the theory and the validation of the knowledge in the human sciences: from the falsificationism of Popper to the theory of value of Rickert


Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

BENTO, Ted. Philosophical Foudations of the Three Sociologies. Londres/ Henley/ Boston: Routledge e Kegan Oaul, 1977.

CHALMERS, Alan F., O que é Ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 2000.

DA MATA, Sérgio. Heinrich Rickert e a fundamentação (axio)lógica do conhecimento histórico.Percursos das transformações da teoria e da validação do conhecimento nas ciências humanas: do falsificacionismo de Popper à teoria de valor de Rickert .

FEREIRA, Jonatas. A Teoria do valor de Windelband e Rickert: fundamentos temporais de uma teoria do conhecimento in Estudos de Sociologia – Recife: Revista do PPGS da UFPE. Vol. 5, nº 2. – 1999.

GIDDENS, Anthony – Política, Sociologia e Teoria Social: Encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo: Unesp, 1998.

POPPER, Karl. A Lógica das Ciências Sociais. Rio de Janeiro e Brasília: Tempo Universitário/UNB, 1998.

OUTHWAITE, William. Entendendo a Vida Social. Brasília: Editora Universidade de, 1985.

____ & Bottomore, Tom. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

RICKERT, Heinrich. The Limits of Concept Formation in Natural Science: A logical introduction to the historical sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.