Percursos das transformações da teoria e da validação do conhecimento nas ciências humanas: do falsificacionismo de Popper à teoria de valor de Rickert
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v2i3.8694Resumo
O presente artigo tem como finalidade, de forma geral, retratar alguns aspectos do debate epistemológico sobre as condições de validade na produção do conhecimento científico para as ciências humanas via questões que dizem respeito às ciências nomotéticas e sobre as ciências ideográficas. Busca-se a) mapear os percursos assumidos na construção desses dois campos de saber relacionando-os às implicações das tradições empirista e racionalista; b) problematizar a relação entre o sujeito e o objeto da pesquisa; e c) sublinhar-se-á os aspectos que a teoria do conhecimento assumiu dentro do falsificacionismo de Popper e da teoria do valor de Rickert na construção do campo de conhecimento das ciências humanas.
Paths of the transformations of the theory and the validation of the knowledge in the human sciences: from the falsificationism of Popper to the theory of value of Rickert
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
BENTO, Ted. Philosophical Foudations of the Three Sociologies. Londres/ Henley/ Boston: Routledge e Kegan Oaul, 1977.
CHALMERS, Alan F., O que é Ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 2000.
DA MATA, Sérgio. Heinrich Rickert e a fundamentação (axio)lógica do conhecimento histórico.Percursos das transformações da teoria e da validação do conhecimento nas ciências humanas: do falsificacionismo de Popper à teoria de valor de Rickert .
FEREIRA, Jonatas. A Teoria do valor de Windelband e Rickert: fundamentos temporais de uma teoria do conhecimento in Estudos de Sociologia – Recife: Revista do PPGS da UFPE. Vol. 5, nº 2. – 1999.
GIDDENS, Anthony – Política, Sociologia e Teoria Social: Encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo: Unesp, 1998.
POPPER, Karl. A Lógica das Ciências Sociais. Rio de Janeiro e Brasília: Tempo Universitário/UNB, 1998.
OUTHWAITE, William. Entendendo a Vida Social. Brasília: Editora Universidade de, 1985.
____ & Bottomore, Tom. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.
RICKERT, Heinrich. The Limits of Concept Formation in Natural Science: A logical introduction to the historical sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).